Quando não são tratados da forma devida, os carros podem ser uma grande fonte de despesa. Por esse motivo, há alguns cuidados que deves ter com o teu automóvel, para evitar ao máximo as idas ao mecânico.
Com base nas sugestões do ACP, eis alguns aspetos que deves ter em conta.
1. Óleo do carro
É importante mudar o óleo do carro com alguma frequência. Nos carros mais atuais, essa referência já aparece no painel do próprio veículo, mas em carros mais antigos, é possível que não recebas essa indicação.
Por isso mesmo, é aconselhável verificar o óleo, para o caso de ser preciso mudar. Recorde-se que este, idealmente, deve estar entre as marcas de mínimo e máximo da vareta. Estando abaixo, o mais sensato é reabastecer com o óleo recomendado pelo fabricante.
2. Calibrar os pneus
Os pneus estabelecem o contacto direto entre o carro e a estrada, pelo que vigiar o seu estado é algo muito importante a fazer. Como refere o ACP, é fulcral manter sempre uma pressão adequada e ir vigiando o estado dos pneus.
Principalmente nas estações mais frias, como o outono e o inverno, pode ser uma boa opção mudá-los, no caso de estarem gastos (ou “carecas”). Uma boa aderência à estrada garante maior segurança, pelo que é sempre um fator a ter em conta.
A mesma fonte ainda recomenda que não te “esqueças de garantir o equilíbrio do conjunto jante/pneu e o alinhamento da direção”.
3. Partes eletrónicas
Por vezes, uma medida de prevenção a tomar é a verificação dos componentes eletrónicos do carro. Por outras palavras, esporadicamente, testar se as luzes estão todas operacionais, assim como a bateria (no caso do carro ser raramente usado), ou até ao sistema de ventilação e vidros.
Afinal de contas, quanto mais cedo identificas um problema, maior é a probabilidade de mitigar o seu impacto. Para além disso, supondo que um dia queres vender o automóvel, pode ser útil ter sempre tudo revisto, até para conseguires o melhor preço de venda possível.
4. Travões
Outro ponto relevante que deves ter em conta, de acordo com o ACP, são os travões. Uma das dicas que o ACP te dá é “prestar atenção a qualquer ruído estranho sempre que os utilizar, pois pode significar um problema nos discos ou pastilhas”.
Adicionalmente, também é importante que verifiques, com regularidade, o nível de líquido nos travões. Nestes casos, como explica o ACP: “não [te limites] a atestar porque pode ser um sinal de que as pastilhas estão em fim de vida, pondo em risco os discos de travão. [Consulta uma oficina para que seja inspecionado todo o sistema”.
5. Escova do pára-brisas
Principalmente agora que se aproximam os dias chuvosos, ter atenção ao pára-brisas é sempre um bom procedimento. Afinal de contas, este torna a condução mais segura, quando chove, ao limpar a água dos vidros, permitindo que vejas a estrada.
O problema é que, eventualmente, ao fim de algum tempo, estas podem ter a borracha ressequida. Isso poderá traduzir-se em dois problemas: menos segurança em condução num clima adverso e riscos nos vidros.
Deves ainda lembrar-te de, volta e meia, verificar o nível de líquido no depósito. Em último caso, deverás adicionar.