Alerta, Xiaomi SU7! Centenas de carros vistos à porta da fábrica

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Será que a produção em massa dos carros elétricos Xiaomi SU7 já começou? Eis a questão que impera neste momento, na medida em que foram vistas centenas de carros deste tipo em frente à fábrica da marca, em Pequim. O que se tem falado é que esta nova gama ia começar a ser massificada em fevereiro, havendo o objetivo de chegar até às 10 000 unidades, no mês de julho.

Recorde-se que não é propriamente a primeira vez que ouvimos falar sobre os novos Xiaomi SU7. Não é preciso recuar muito no tempo para nos lembrarmos dos primeiros 300 carros, que serviram de teste. No mês de dezembro, tal como informa o portal de notícias da Car News China, fizeram-se testes de estrada na China, que ficaram conhecidos. Aliás, bem mais conhecidos do que o suposto.

Centenas de Carros Xiaomi SU7 na Fábrica

Imagem: carnewschina.com

Nesta fase de experimentação, chegou a ser notícia, particularmente nos meios de comunicação social da China, que um dos veículos havia tido um despiste, numa altura de muito frio, em que as estradas se encontravam repletas de gelo, devido à neve.

O automóvel tem grande capacidade de adaptação ao frio

O presságio não foi o melhor, isso é certo. No entanto, fizeram-se os testes e, ao que tudo indica, estão reunidas as condições para a Xiaomi nos presentear com mais um produto que promete. Para fins de divulgação, a própria marca publicou, esta semana, um vídeo onde é possível ver as capacidades desportivas do carro e de adaptação ao frio. Aquando da gravação do vídeo, que podemos ver em baixo, estariam cerca de -33°C, na cidade de Heiha. Coisa pouca, certo?

A bateria carrega 390 km em 10 minutos de carregamento

De momento, já se conhecem alguns detalhes mais técnicos sobre o veículo em questão, sendo que há um dado em particular que é capaz de te interessar saber: a bateria conseguirá carregar 390 km em cerca de 10 minutos, como refere a fonte de informação mencionada. Pensando à nossa escala, não precisarias de muito mais do que um quarto de hora de carregamento para percorrer Portugal de norte a sul.

Posto isto, falta responder a uma pergunta essencial: e em termos de preço? Em relação a isso, ainda não se sabe ao certo, no entanto as estimativas apontam para os 50 000 $, o que representa cerca de 46 000 €. Quanto à estimativa feita, a Xiaomi foi rápida em negar a veracidade do valor em questão. Mesmo assim, será que o valor andará perto da realidade? Nada como esperar para ver.

De acordo com Lei Jun, CEO da Xiaomi, a data concreta para o início da distribuição do novo modelo automóvel ainda é incerta, mas com uma coisa podemos contar: será até ao fim do primeiro semestre de 2024, de acordo com a mesma fonte de informação.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.