O smartphone Xiaomi Mi A3 começou a receber a atualização para a mais recente versão do sistema operativo da Google, o Android 11, mas os primeiros relatos de utilizadores apontam falhas catastróficas. Após a atualização o smartphone "morre". Não atualizem!
Através das redes sociais, principalmente o Twitter, mas também o Facebook e canais oficiais da Xiaomi, vemos já um acumular de queixas perante smartphones que deixam de funcionar. Note-se que esta é uma atualização oficial de firmware (software de sistema).
Não atualizem o Xiaomi Mi A3 para o Android 11
A atualização de firmware pesa cerca de 1,4 GB - espaço necessário para a mesma, sendo uma atualização geral do sistema. Para todos os efeitos, traz melhorias no sistema de notificações e respetiva aba, as bolhas de conversação, melhor gestão do sistema de permissões e alertas de privacidade do utilizador, bem como uma otimização geral do desempenho e funcionamento.
Há ainda um novo "Modo Não perturbe" com mais opções de personalização para o utilizador, além da otimização do consumo energético e mais opções nas Definições. Há boas melhorias no Android 11 da Google, mas não com este pacote de firmware.
Isto é, apesar de as novidades serem tentadoras e este smartphone Xiaomi ter esperado bastante para delas usufruir, aconselhamos os leitores a esperar um pouco mais. São já vários os relatos que apontam falhas muito graves após instalar este firmware.
O Android 11 tem várias novidades para o Mi A3, mas para já é melhor esperar
Acima podemos ver o changelog oficial da Google, bem como o rol de melhorias e novidades para o smartphone em questão. Infelizmente este update está inquinado de falhas graves que estão a "matar" algumas unidades do dispositivo móvel.
O "erro" fatal dá-se após a reinicialização que sucede à instalação normal do novo software de sistema. As queixas são similares e apontam que após esta mesma atualização e habitual reinicialização, o smartphone deixa de responder. Não apresentando sequer sinais de vida quando ligado à corrente para carregar. O alerta foi dado nesta manhã de vésperas de ano novo.
A atualização está a ser distribuída via OTA (over the air) pelo que os utilizadores em Portugal e no resto do Mundo estarão prestes a receber a notificação de update disponível. Assim que esta chegar, aconselhamos a esperar alguns dias, ou ignorar a mesma.
A atualização para Android 11 está em curso via OTA
Apesar de nem todas as unidades serem afetadas, perante a gravidade da falha aconselhamos os utilizadores a esperar alguns dias até que chegue o pacote com correções. Aliás, surgem também outros relatos que apontam falhas no funcionamento do Dual-SIM, entre outras instabilidades no correto funcionamento do Xiaomi Mi A3.
Relembramos que durante a atualização para o Android 10, o Xiaomi Mi A3 viu a sua distribuição suspensa em três instâncias. Só à quarta tentativa é que o dispositivo receberia uma versão estável que não apresentava problemas para os utilizadores.
Perante tal histórico, voltamos a aconselhar os leitores a aguardar pelo menos alguns dias antes de instalar o Android 11.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi lança novo rato sem fios com um preço irresistível
- Xiaomi Mi Casual Daypack: mochila versátil a preço irresistível
- Xiaomi Mi Watch Lite: já podes comprar este smartwatch barato e bom!