Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Alerta: smartphones e smartwatches Samsung correm sério risco. Vê se o teu está seguro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O alerta chega da própria Samsung. Vários smartphones e smartwatches da marca correm o sério risco de serem hackeados. A marca pede aos utilizadores que atualizem os patches de segurança para evitar que tenham este problema que aparentemente apenas está a afetar os dispositivos com chip Exynos.

Verifica na lista se o teu dispositivo corre perigo de ser hackeado

Samsung Galaxy Watch 4
Alguns smartwatches da Samsung com chip Exynos estão também vulneráveis a este novo exploit Crédito@Samsung

Pelas informações divulgadas, os utilizadores que tenham um dispositivo Samsung com processadores de terceiros não estão a ser afetados pela nova vulnerabilidade. Em risco estão os seguintes equipamentos que integram alguns chips Exynos, proprietário da marca:

  • Série Galaxy Note 20
  • Série Galaxy S10
  • Série Galaxy Note 10
  • Galaxy A21
  • Galaxy A51
  • Galaxy A71
  • Galaxy Watch 5
  • Galaxy Watch FE
  • Galaxy Watch 4

A Samsung está consciente desta vulnerabilidade séria e está já a lançar atualizações de segurança que devem resolver a situação. Mas qual é então o risco que os utilizadores correm?

Segundo alguns especialistas de mercado, esta vulnerabilidade permite que sejam executados códigos nos dispositivos e que se obtenham privilégios de sistema. Pior: este exploit está disfarçado como um processo da Samsung, o que torna muito difícil a sua deteção.

Se tudo correr mal, os utilizadores podem ser hackeados, ficando com todos os seus dados pessoais expostos, nos quais se incluem fotos, conversas com contactos, informações sobre a conta bancária, entre outros.

A Samsung recomenda vivamente que os utilizadores atualizem os dispositivos com os patches de segurança mais recentes para evitarem esta situação de risco.

A notícia sobre esta vulnerabilidade em alguns dos chips Exynos surge num momento em que vários rumores apontam para que a marca abandone a integração do seu chip proprietário na próxima geração de smartphones Galaxy S25.

Como dissemos, apenas alguns dos chips Exynos são vulneráveis a este exploit. Por exemplo, o modelo base da mais recente série premium não está incluído neste lote, com o processador Exynos 2400 a provar a sua segurança. Portanto, podes sempre optar pelo Galaxy S24 que está agora com um desconto de 12% na sua variante com 8 GB de memória RAM e 256 GB de capacidade no armazenamento.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt