Valor do aumento é ainda desconhecido
Com o mercado de automóveis em Portugal a receber cada vez mais marcas, eis que os condutores têm agora o reverso da medalha: os seguros automóvel podem aumentar de preço já no próximo ano.
O alerta é dado por Filipe Pestana Neves, diretor do Marketplace piscapisca.pt, em declarações ao site Razão Automóvel. Mas ainda que faça o aviso, o responsável não avança com valores concretos sobre o aumento dos seguros.
Anteriormente, Rogério Campos Henriques, CEO da companhia de seguros Fidelidade, fez exatamente a mesma previsão numa entrevista ao Jornal de Negócios. Da mesma forma, também o alto responsável da Fidelidade não avançou com a percentagem de aumento que os portugueses vão sentir na carteira.
Aumento de sinistros e custo das reparações
Ambos os responsáveis apontam dois fatores cruciais para este aumento do seguro automóvel em Portugal: os sinistros estão a aumentar e o custo das reparações é elevado. Os números divulgados pela Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR) falam por si.
De acordo com esta entidade, no primeiro semestre de 2025 foram registados 18.034 acidentes com vítimas, em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas. Um aumento de 0,5% face ao mesmo período do ano anterior.
Por outro lado, o custo das reparações também sofreu um aumento. Tudo devido ao custo inflacionado das peças e à escassez de mão de obra especializada.
E o destaque, pelos piores motivos, vai diretamente para os carros elétricos. Estes modelos apresentam custos de reparação mais elevados que os carros a combustão.
Isto porque a reparação de um elétrico envolve mão-de-obra especializada para lidar com componentes tecnicamente desafiantes como são as baterias e sistemas de alta voltagem dos EV.
