A tendência de subida no preço dos combustíveis em Portugal vai manter-se para a próxima semana, de 26 a 31 de janeiro. Todas as previsões apontam para que tanto o gasóleo como a gasolina fiquem mais caros no seu custo por litro. Mas um combustível sobe mais do que o outro.
Gasóleo aumenta 1,5 cêntimos, gasolina 0,5 cêntimos
À semelhança do que aconteceu na semana passada, os preços dos combustíveis vão continuar a aumentar. E o gasóleo é o combustível que regista o maior aumento: vais pagar mais 1,5 cêntimos por litro. Contas feitas, na próxima semana o gasóleo simples vai custar 1,573 € por litro.
Os condutores de carros a gasolina vão sentir menos o aumento na carteira. Vão pagar mais 0,5 cêntimos por litro. Nesse sentido, a partir da próxima segunda-feira, 26 de janeiro, vais pagar 1,667 € por cada litro de gasolina.
Estas previsões são feitas de acordo com os dados da Direção Geral de Energia e Geologia e baseiam-se na manutenção das medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas.
Recorde-se que a reversão da redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos anunciada pelo Governo português, está a ser feita de forma gradual e em momentos em que os preços dos combustíveis registam descidas.
Atualmente, Portugal ocupa o oitavo lugar no ranking de países europeus com os combustíveis mais caros, de acordo com dados da Comissão Europeia (via ExecutiveDigest). Quando comparado com Espanha, no nosso país a gasolina simples 95 é 19,3 cêntimos mais cara. O mesmo acontece com o gasóleo simples que custa mais 16,8 cêntimos por litro do que em Espanha.
