Alerta Apple: Esta simples mensagem de texto bloqueia o teu iPhone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O iOS é o sistema operativo para dispositivos móveis mais fácil e gratificante de utilizar. Contudo, nem mesmo o ecossistema da Apple está imune a certos hacks e ataques à segurança e bom funcionamento do teu iPhone e restantes iDevice's.

Vê ainda: Galaxy S8 será apresentado em março e terá um preço mais elevado

O smartphone mais popular do mundo, o Apple iPhone, está sujeito a um novo "ataque". Uma simples mensagem de texto (SMS) pode bloquear o teu iPhone, iPad e restantes iDevice's com o sistema operativo iOS 10.2.1. Esta já nao é a primeira vez que o iPhone está sob ataque com uma simples mensagem de texto maliciosa mas desta vez a solução é consideravelmente mais simples e rápida de aplicar.

Problema: A SMS que bloqueia o iPhone

São apenas quatro caracteres. Um emoji de bandeira branca, um caracter conhecido como VS16 (não visível), um zero (0) e um emoji do arco-íris. Esta combinação de quatro caracteres bloqueia o iPhone e qualquer iDevice com o sistema operativo iOS 10, deixando-o inoperacional durante três minutos, voltando depois ao normal.

A causa para este "congelamento" do iPhone, segundo se crê, prende-se com a tentativa de combinação de dois caracteres que não podem ser combinados.

O "VS16" dá um comando ao equipamento para combinar dois caracteres justapostos. Neste caso, a bandeira branca e o zero, dois simples que, quando combinados, correspondem à bandeira arco-íris. Por sua vez esta é composta pelo emoji da bandeira branca e pelo emoji do arco-íris.

Caso estejas a pensar enviar esta mensagem aos teus amigos, não é propriamente fácil enviar a combinação exata para bloqueares o iPhone e/ou iDevice do destinatário. A maneira mais fácil de o fazer é através do teu Mac, ou, sem recurso ao computador podes ver como enviar esta SMS bastante irritante no vídeo que encontrarás no final deste artigo.

Contudo, cumpre-nos alertar para o facto de que esta brincadeira pode não ser bem aceite pelo destinatário. Caso queiras pregar uma partida ao teu amigo, certifica-te de que ele não levará a mal. Em suma, evita confusões desnecessárias.

A solução: Como proteger o iPhone e iDevice

Espera três minutos, tal como podes ver no vídeo, passado este tempo o teu iPhone e iDevice voltará à vida. Não há razões para entrar em pânico. O teu equipamento continuará a funcionar em perfeitas condições.

De qualquer forma, e apesar de ser um hack benigno, esta SMS pode causar inúmeras frustrações nos utilizadores e caso a tua aplicação de Mensagens não esteja a funcionar correctamente depois da brincadeira, faz o seguinte:

  • Abre o Safari e vai para o endereço vincedes3.com/save.html.
  • Escolhe "Abrir" na Caixa de Diálogo que aparecerá e que te levará à aplicação Mensagens
  • Sai da nova conversa que será criada, isto servirá de escudo contra novas brincadeiras do género.

Posto isto, estás protegido contra novos hacks do género. Qualquer mensagem de texto deste género será bloqueada e o teu iPhone e restantes iDevice's não vão ficar parados durante cerca de três minutos.

Passa a palavra, até que a Apple corrija esta vulnerabilidade do iOS 10.2.1 com uma nova atualização de software mais vale prevenir do que ficar sujeito a este tipo de partidas com pouca ou nenhuma piada.

Talvez queiras ver:

Asus ZenFone 3 vai esperar um pouco mais pelo Android 7.0 Nougat

Google e LG em parceria para novos relógios Android Wear 2.0

Nokia 6: versão internacional a caminho?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.