Alerta Cyberpunk 2077: mods para o jogo podem por o teu PC em risco!

Abílio Rodrigues
Comentar

A CD Projekt Red está a pedir aos jogadores de Cyberpunk 2077 que redobrem cuidados sempre que procedam à instalação de mods (modificações de software) na versão do jogo para PC. Segundo o estúdio, vários membros da comunidade do jogo descobriram uma vulnerabilidade que permite aos criadores de modificações e saves assumir o controlo do PC dos jogadores a qualquer momento.

A vulnerabilidade reside na forma como o jogo se liga aos ficheiros DLL de um computador pessoal. A partir daí é possível executar código malicioso e instalar malware ou ransomware, por exemplo.

Muito cuidado com os mods em Cyberpunk 2077

If you plan to use @CyberpunkGame mods/custom saves on PC, use caution. We've been made aware of a vulnerability in external DLL files the game uses which can be used to execute code on PCs. Issue will be fixed ASAP. For now, please refrain from using files from unknown sources.

— CD PROJEKT RED CS (@CDPRED_Support) 2 de fevereiro de 2021

Vários avisos sobre este assunto sério têm circulado pelo Reddit, com alguns utilizadores a partilharem as suas experiências. O Redditor u/Romulus_Is_Here publicou mesmo um aviso onde detalha as descobertas feitas pelo modder PixelRick.

Segundo este relato, um mod ou save personalizado pode permitir a execução de código malicioso para que alguém mal intencionado possa assumir o controlo do PC do jogador que instalou as modificações.

A CD Projekt RED já está ciente do problema e indica que o erro reside nos ficheiros DLL externos que o jogo usa. Este tipo de ficheiro faz parte do sistema operativo e pode ser acedido através de programas externos, permitindo correr certas atividades.

Tendo isso em consideração parece que o problema está na possibilidade de mods maliciosos poderem usar Cyberpunk 2077 como uma espécie de Trojan que garante acesso remoto ao PC e aos seus ficheiros.

CD Projekt RED promete solução em breve

Estando já informada sobre o problema e a forma como a vulnerabilidade pode ser explorada, a CDPR promete resolver a questão o mais rapidamente possível.

O estúdio agradece a colaboração dos fãs na exposição do problema e pede para os jogadores evitarem a utilização de ficheiros obtidos através de fontes desconhecidas.

Pelo menos para já o melhor é mesmo não usar mods em Cyberpunk 2077 e esperar que a CD Projekt RED atue. Os dias difíceis do jogo parecem estar longe de terminar, pelo que cabe a cada um garantir a sua segurança até à chegada de novo patch.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.