Alerta Cyberpunk 2077: mods para o jogo podem por o teu PC em risco!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A CD Projekt Red está a pedir aos jogadores de Cyberpunk 2077 que redobrem cuidados sempre que procedam à instalação de mods (modificações de software) na versão do jogo para PC. Segundo o estúdio, vários membros da comunidade do jogo descobriram uma vulnerabilidade que permite aos criadores de modificações e saves assumir o controlo do PC dos jogadores a qualquer momento.

A vulnerabilidade reside na forma como o jogo se liga aos ficheiros DLL de um computador pessoal. A partir daí é possível executar código malicioso e instalar malware ou ransomware, por exemplo.

Muito cuidado com os mods em Cyberpunk 2077

Vários avisos sobre este assunto sério têm circulado pelo Reddit, com alguns utilizadores a partilharem as suas experiências. O Redditor u/Romulus_Is_Here publicou mesmo um aviso onde detalha as descobertas feitas pelo modder PixelRick.

Segundo este relato, um mod ou save personalizado pode permitir a execução de código malicioso para que alguém mal intencionado possa assumir o controlo do PC do jogador que instalou as modificações.

A CD Projekt RED já está ciente do problema e indica que o erro reside nos ficheiros DLL externos que o jogo usa. Este tipo de ficheiro faz parte do sistema operativo e pode ser acedido através de programas externos, permitindo correr certas atividades.

Tendo isso em consideração parece que o problema está na possibilidade de mods maliciosos poderem usar Cyberpunk 2077 como uma espécie de Trojan que garante acesso remoto ao PC e aos seus ficheiros.

CD Projekt RED promete solução em breve

Estando já informada sobre o problema e a forma como a vulnerabilidade pode ser explorada, a CDPR promete resolver a questão o mais rapidamente possível.

O estúdio agradece a colaboração dos fãs na exposição do problema e pede para os jogadores evitarem a utilização de ficheiros obtidos através de fontes desconhecidas.

Pelo menos para já o melhor é mesmo não usar mods em Cyberpunk 2077 e esperar que a CD Projekt RED atue. Os dias difíceis do jogo parecem estar longe de terminar, pelo que cabe a cada um garantir a sua segurança até à chegada de novo patch.

Editores 4gnews recomendam:

  • Neuralink: Elon Musk quer colocar macacos a jogar videojogos com a mente
  • FIFA 21 já tem data marcada para chegar à Google Stadia!
  • PS5: God of War recebe hoje atualização para a nova geração
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.