Alcatel antecipa-se aos Samsung Galaxy S9. Apresentação no dia 24 de fevereiro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Com a apresentação dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus marcada para o dia 25 de fevereiro as restantes fabricantes foram confrontadas com uma escolha. Apresentar antes ou depois os seus novos produtos. Agora, a Alcatel deixa bem claro que escolheu a primeira opção. Os seus novos dispositivos chegam no dia 24 de fevereiro.

Já por outro lado, perante o mediatismo dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus, marcas como a Huawei, Xiaomi e HTC decidiram apresentar mais tarde os seus equipamentos. Olhando para os próximos lançamentos da Alcatel, os smartphones já haviam sido apresentados no Consumer Electronics Show (CES) no início de janeiro.

Vê ainda: d

Agora, em finais de fevereiro os novos Alcatel 1X, 3V e Alcatel 5 estarão prontos para finalmente usufruirem de uma lançamentos nos mercados. Antes disso, serão dados a conhecer ao mundo no MWC 2018 (Mobile World Congress) em Barcelona.

Note que apesar de terem sido apresentados no CES, os Alcatel 1X, 3V e Alcatel 5 eram meros protótipos funcionais. Agora são produtos terminados, estáveis e prontos para mostrar todo o seu potencial. Serão anunciados como uma das novidades para o mercado mobile na véspera de apresentação dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus e dos novos Nokia.

Alcatel antecipa-se aos Samsung Galaxy S9

A publicação foi feita através do perfil de Twitter oficial da Alcatel onde também nos presenteou com a imagem que acima podemos ver. Não é propriamente uma novidade uma vez que podem conhecer aqui, na íntegra. Agora, todos os novos três dispositivos estarão prontos para uma nova apresentação e para algo mais do que um primeiro hands-on.

Alcatel 5 será o mais vistoso dos seus smartphones

Antecipando-se assim aos Samsung Galaxy S9 e trará dois modelos que não farão virar muitas cabeças. Os Alcatel 1x e Alcatel 3v são perfeitamente normais sem qualquer fator que os faça saltar à vista. Mais concretamente, o modelo 3v conta com cantos arredondados para o seu ecrã / display. Algo que não temos presente no modelo mais modesto, o 1x.

Alcatel apresentará o seu novo trio no MWC 2018

Já o dispositivo topo de gama desta marca agora detida pela chinesa TCL, o Alcatel 5 é realmente cativante. Temos aqui um design muito peculiar, praticamente sem margens laterais e inferior. Apenas um bezel ou margem superior onde temos a câmara secundária para as selfies, os sensores e o auscultador. Já o sensor biométrico ou leitor de impressões digitais encontra-se na traseira do dispositivo.

Aliás, todos os smartphones contam com este leitor de impressões digitais na sua traseira, logo abaixo das suas câmaras. Destaque para a câmara dupla do modelo 3v. Estamos também em dúvida relativamente aos materiais de construção utilizados mas o mais provável é termos aqui o plástico policarbonato ou o acrílico. O modelo 3v aparenta ter uma construção em vidro com acabamentos arredondados.

Por último, apesar de ter citado o Alcatel 5 como topo de gama, não será propriamente um concorrente para os Samsung Galaxy S9 ou Samsung Galaxy S9 Plus. Será sim, o melhor que a marca tem para oferecer. O modelo mais económico será o 1x, custando pouco mais de 100 dólares ou 100€.

Samsung Galaxy S9 chega dia 25, os Alcatel chegam dia 24 de fevereiro

Já por sua vez, o modelo 3v é um dos mais elegantes deste trio. Aparenta ter uma construção em vidro e poderá custar menos de 200 dólares. Será um terminal de gama média.

As suas especificações técnicas ainda não foram confirmadas mas acredita-se que traga um processador MediaTek MT8735A SoC. Poderá contar também com um total de 2GB de memória RAM e com 16GB de armazenamento interno expansível. O seu sistema operativo poderá ser o Android Oreo 8.0. Teremos também algumas alterações feitas pela UI (interface) da marca.

Alcatel especializa-se no segmento de gama média

Já por sua vez, o topo de gama da fabricante será o 5. Este último dispositivo poderá custar entre 200 a 300 dólares e trará (segundo os rumores), o processador MediaTek MT6750. Estará também equipado com 3GB de memória RAM e com 32GB de armazenamento interno expansível. O seu grande trunfo será o ecrã de 5.7 polegadas, com resolução HD+. Contará também com o formato 18:9 que tem vindo a pautar a indústria mobile desde 2017.

A fabricante especializa-se em dispositivos de gama média e gama de entrada. São bem conhecidos em Portugal e usufruem de uma popularidade relativamente alta. Esperamos que a marca nos confirme agora todas as especificações e características técnicas destes seus novos dispositivos móveis.

Os lançamentos anteriores da marca seriam bem recebidos. A pouco e pouco foram primando pelo design distinto e pela qualidade de construção cada vez melhor. Continuarão a ser apostas para os segmentos de gama média e gama de entrada. Darão novas possibilidades aos consumidores cujo orçamento não pode ir até aos 1000€.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi MIX 2S com Android Oreo pode chegar no MWC 2018

Huawei P20 Lite trará a monocelha e câmara vertical do Apple iPhone X

. Prepara-te para fechar os olhos…

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.