Alcatel exige 5 estrelas na Play Store para desbloquear funções das Apps

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Vou deixar claro antes de leres o artigo todo que gosto bastante da Alcatel e do trabalho que a marca tem vindo a fazer. Depois de comprada pela TCL, a mesma que detém a BlackBerry, a Alcatel voltou a ter significância no mercado mobile.

Hoje em dia os Alcatel são uma excelente opção no mercado para dispositivos de entrada e intermediários. A marca não consegue entrar de forma forte nos gama-alta devido à forte concorrência, porém, é uma empresa que nos dá excelentes dispositivos para o preço solicitado. Isto claro, se olharmos apenas para o mercado em loja física.

Vê ainda: Xiaomi Ciga Design – o novo relógio mecânico da família Mijia

Contudo, a última jogada da Alcatel é simplesmente questionável. A marca começou a substituir aplicações da Google, que chegam originalmente no smartphone, por outras que fazem o trabalho idêntico, contudo, de terceiros.

A mais recente situação deixou os utilizadores indignados. A aplicação calculadora foi substituída numa tal atualização de sistema e instalada uma app idêntica a nível estético, porém, elaborada por terceiros. Provavelmente empresas nas quais conseguiram um acordo com a marca.

Alcatel exige pontuação máxima na Play Store para utilizar funcionalidades da calculadora

O problema é que o utilizador para usufruir da aplicação por inteiro teria de a avaliar na Google Play Store. Melhor do que isso. A mensagem dizia ao utilizador que se queria utilizar determinadas funcionalidades da aplicação teria de avalias a app com 5 estrelas.

Deixemos claro que o utilizador não necessitaria de dar 5 estrelas para continuar com a funcionalidade. Todavia, teria mesmo de avaliar a App na Play Store para conseguir aceder às funcionalidades.

Depois de muita indignação, os utilizadores começaram a bombardear as reviews na Play Store com pontuação negativa de forma a chamar a atenção da marca face à situação. A App foi retirada da loja da Google, porém, uma versão idêntica foi mais tarde publicada.

Eu compreendo que as avaliações na Google Play Store são importantes para os desenvolvedores, não estou a pôr isso em causa. Estou sim a questionar seriamente até que ponto é que a Alcatel deveria pactuar com este tipo de decisões.

É provável que com esta contestação a TCL (aka Alcatel) retire esta obrigação. Assim esperemos. O que é demais, é erro.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Apple iPhone SE 2: Vídeo revela alegado equipamento com traseira em vidro

OnePlus 6 – Nova imagem mostra-nos o design deste Android

Samsung poderá lançar equipamento com Android Go da Google

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.