Alcatel apresenta o novo Alcatel A3 XL com Android 7.0 Nougat

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Alcatel é uma marca bastante popular em Portugal e, apesar de ter sofrido algumas mudanças e remodelações no passado próximo, os seus recentes produtos têm merecido a nossa admiração, desde o VOTA para “Smartphone do Ano” e “Marca Revelação” 2016

Este Alcatel A3 XL é o novo phablet da marca e bem merece o apelido "XL". Um grande ecrã de 6 polegadas, resolução HD 720p, construção em plástico e um leitor de impressões digitais ou sensor biométrico. Ora, apesar da sua resolução não encantar, será sem dúvida um belo equipamento para quem procura um smartphone barato e com grande ecrã.

Fazendo um apanhado geral das especificações técnicas deste Alcatel A3 XL temos o seguinte:

  • Dimensões: 165 x 82.5 x 7.9mm
  • Sistema Operativo: Android 7.0 Nougat
  • Leitor de Impressões Digitais
  • Ecrã: 6" IPS LCD com resolução 720 x 1280
  • Processador: MediaTek MT8735B quad-core a 1.1Ghz
  • RAM: 1GB de memória RAM
  • Armazenamento: 8GB de memória expansível até 32GB
  • Câmaras: Principal de 8MP com gravação a 720p 30fps video, câmara frontal de 5MP
  • Bateria: 3.000 mAh

Design e Características Gerais

O Alcatel A3 XL é um smartphone humilde, tanto por dentro como por fora. É grande, largo, maior até do que o enorme Motorola Nexus 6 para terem uma margem de comparação.

O principal ponto forte deste Alcatel A3 XL é o seu grande ecrã de 6 polegadas mas a baixa resolução de 720x1280p HD deixa-nos com uma densidade de pixels bastante baixa (244ppi). Isto até pode não significar nada em concreto para alguns leitores mas digamos que está abaixo do critério "Retina" da Apple que foi introduzido em 2010 e para obter esse nível de qualidade precisamos de, pelo menos, 326 pixels por polegada.

Contudo, este Alcatel A3 XL é um smartphone barato que visa atrair consumidores jovens, sobretudo quem está à procura de um novo smartphone.

Por último, a sua performance também não nos deixa com grandes expectativas. Até lhe perdoaríamos a baixa resolução de ecrã mas o único Gigabyte de memória RAM deixa-nos com um certo pesar no coração.

Pelo lado positivo, o Alcatel A3 XL já vem equipado com o sistema operativo Android 7.0 Nougat e pode ser que a mais recente versão deste OS consiga correr minimamente fluída neste processador da MediaTek, um quad-core a 1.1Ghz com 1GB de RAM, esperemos.

Bateria e Câmara Fotográfica

O Alcatel A3 XL vem equipado com uma bateria de 3000mAh, além de uma câmara principal de 8MP e câmara de 5MP para todas as tuas selfies e video-chamadas.

A sua câmara principal de 8MP será capaz de gravar vídeo a 720p HD a 30fps e apesar de o número de MP's pouco importar para a qualidade final das fotografias não se esqueçam de que estamos a falar de um smartphone económico e de gama baixa.

Já a sua autonomia consegue acalentar algumas esperanças. Com 3000mAh, uma baixa resolução de ecrã, um processador não muito exigente e a mais recente versão do sistema operativo da Google, creio que a gestão de energia e consequente autonomia do equipamento será um dos seus pontos fortes.

Por último, relativamente aos preços e disponibilidade ainda não temos informações concretas sobre o Alcatel A3 XL. O equipamento deverá chegar aos mercados no final da Primavera, contudo, sobre o preço ainda nada sabemos.

Talvez queiras ver:

Twitter da Motorola Alemã confirma Nougat para o Moto G4 este mês

Versão Soft Gold do OnePlus 3T chega dia 6 de janeiro

Asus Zenfone 3 Zoom é a câmara que também promete fazer chamadas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.