AirPods Pro vão para o ‘lixo’ se avariarem, revela teste

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple anunciou oficialmente esta semana os novos AirPods Pro. Os novos auriculares sem fios da empresa da maçã destacam-se por ter cancelamento de ruído ativo, mas há algo que não muda face aos antecessores.

Os AirPods Pro passaram no teste de desmontagem (teardown) do iFixit e alcançaram uma taxa de reparação de 0 em 10. Isto significa que se daqui a dois anos a bateria dos teus auriculares morrer, o seu lugar mais comum será o lixo.

Isto porque a solução que é apresentada é enviá-los para reciclagem, ou entrares num programa de reparação (fora da garantia), onde pagas 49 dólares por cada novo auricular.

Excesso de cola dificulta qualquer reparação

Os novos auriculares da Apple têm resistência IPX4 à água, microfone para equalização e cancelamento de ruído ativo. Estes têm, no entanto, bastante cola no interior e partes que nem sequer permitem reparação.

De ressalvar que estes têm uma bateria semelhante à dos Galaxy Buds. É uma bateria ao estilo de relógio, substituível nos auriculares da Samsung. No entanto, nos AirPods Pro esta encontra-se soldada.

No final do teste, o veredicto é fácil. “A reparação é pouco prática e pouco económica”, o que faz deste um produto descartável caso avarie. Embora se perceba a estratégia, deves ter em conta que depois da garantia, se os teus AirPods avariarem, a melhor solução será comprares outros.

Editores 4gnews recomendam:

  • AirPods Pro: 6 novidades dos melhores auriculares Apple
  • Apple deixa mudar resolução na câmara do iPhone no iOS 13.2. Mas não é para todos
  • Deep Fusion: entende a magia fotográfica dos iPhone 11
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.