
Uma das grandes novidades que a Apple anunciou este ano para os AirPods Pro foi a possibilidade de traduzir conversas em tempo real. Contudo, essa novidade não chegou à Europa devido a restrições impostas pela legislação em vigor.
Felizmente, esses impedimentos já foram resolvidos e a tradução em tempo real está finalmente prestes a chegar cá. Conforme anuncia a Apple, os AirPods na Europa contarão com a tradução em tempo real já a partir de dezembro.
Tradução em tempo real chega aos AirPods compatíveis com o iOS 26.2
A tecnológica norte-americana esclarece que a função de tradução em tempo real fará parte da atualização para o iOS 26.2. Quando esta versão do seu software for disponibilizada, os equipamentos compatíveis poderão desfrutar desta funcionalidade.
Com efeito, a tradução em tempo real é uma funcionalidade que funcionará nos AirPods Pro 2, AirPods Pro 3 e AirPods 4 com cancelamento de ruído. Além disso, terás de ter um iPhone 15 ou acima, ou seja, com suporte para Apple Intelligence.
A tradução em tempo real nos AirPods suporta vários idiomas. Entre eles temos o português, inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, japonês, coreano ou mandarim.
Isto significa que qualquer conversa que envolva algum destes idiomas poderá ser traduzida em tempo real. Para iniciar essa tarefa, o utilizador deve pressionar os dois auriculares em simultâneo ou iniciar uma conversa na app Tradutor no iPhone.
A tradução da conversa a decorrer será reproduzida automaticamente nos teus AirPods ou transcrita para a aplicação no iPhone. Assim será eliminada a barreira linguística que se manifesta quando estás à conversa com alguém que não fala o mesmo idioma que tu.
Esta é uma funcionalidade de extrema utilidade, sobretudo para quem viaja para o estrangeiro. A Apple afirma que ela eliminará o esforço e simplificará as conversas com pessoas que não falem o mesmo idioma.
Relatos de quem já experimentou a tradução em tempo real dizem-nos que esta opção funciona, mas que o atraso entre a fala da outra pessoa e a sua tradução ainda é considerável. Veremos como ela se portará quando chegar finalmente à Europa.
