
Não é propriamente uma surpresa, mas a confirmação chegou e é tão má quanto se esperava. Os novos AirPods Pro 3, lançados no mês passado juntamente com a família iPhone 17, são oficialmente irrecuperáveis. A nota de reparabilidade atribuída pela equipa da iFixit é um redondo e inequívoco 0 em 10.
No seu mais recente vídeo de desmontagem, a iFixit mostrou o festival de cola e componentes selados que compõem os novos auriculares da Apple. O processo de os abrir é destrutivo. Tentar remover o altifalante (driver) resulta na sua destruição imediata. Tentar aceder aos componentes na haste é uma viagem só de ida, sendo impossível voltar a montar tudo. A história repete-se na caixa de carregamento.
Remoção da bateria é a "mais fácil de sempre"
O único ponto (muito ligeiramente) positivo apontado é que a remoção da bateria é a "mais fácil de sempre" num par de AirPods. No entanto, como a própria iFixit refere, a fasquia não era propriamente alta, pelo que esta "melhoria" é quase insignificante no meio do desastre.
A razão para a nota zero não está apenas na dificuldade em abrir os auriculares. O problema fundamental é que, mesmo que um técnico altamente qualificado conseguisse desmontá-los sem causar danos permanentes, voltar a selá-los de forma correta seria uma missão impossível. O que compromete a sua integridade.
A grande curiosidade é uma mudança de design
Como nota de curiosidade, a desmontagem revelou uma mudança no design da bateria do estojo de carregamento, que passa a ser de uma única célula, em vez das duas células usadas nos AirPods Pro 2.