AirPods do futuro: câmara integrada é aposta da Apple a partir de 2026

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Se és um grande apreciador de fones sem fio, então temos ótimas notícias para ti. Ao que tudo indica, a Apple vai começar a produzir Air Pods com módulo de câmara integrado a partir de 2026.

Ainda falta um pouco, é certo, no entanto promete ser um avanço tecnológico incrível para este tipo de fones da empresa da maçã trincada. Quem avança a informação é o analista da TF International, Ming-Chi Kuo.

Os Air Pods deverão ter um recurso parecido ao do Face ID do iPhone

Recorde-se que este tem um histórico de vários acertos, no que toca às previsões feitas em relação a produtos da Apple. Como explica a Phone Arena, os fones basicamente vão usar um recetor muito parecido ao do Face ID do iPhone.

Há poucos detalhes técnicos sobre esta câmara do AirPod, no entanto Kuo já vai dando algumas luzes do que podemos esperar. Aparentemente, a câmara infravermelha será fornecida pela Foxconn e serão produzidos cerca de 20 milhões de dispositivos por ano.

Um dos objetivos é melhorar o som espacial e apostar no ecossistema Vision Pro

Fones Appe
Imagem Ilustrativa (via Copilot)

Um ponto que também deverá ser fortemente aprimorado é o som espacial. Tanto assim é que o especialista diz que o objetivo pode passar por melhorar o ecossistema da Apple, mais concretamente com o Vision Pro.

“Quando um user está a assistir a um vídeo com o Vision Pro e a usar esses novos AirPods, se os users virarem a cabeça para olhar numa direção específica, a fonte sonora naquela direção pode ser enfatizada para aprimorar a experiência espacial de áudio/computação" - exemplifica Kuo.

Com esta nova câmara, Kuo destaca que os fones da Apple poderão “detetar mudanças na imagem ambiental”. Esta capacidade, aliada à Inteligência Artificial (IA) podem oferecer uma experiência muito mais evoluída.

A câmara capta os dados e a IA processa-os

Nesse sentido, Mark Gurman também aponta que a câmara poderia ter alguns recursos do Vision Pro. A grande vantagem será que essas ferramentas, ainda por especificar de forma mais concreta, poderão ser usadas sem lentes e armações.

A geralmente credível fonte da Bloomberg adianta que a câmara dos AirPods conseguirá capturar dados de forma inteligente. Estes, numa fase posterior, são processados por IA.

A produção em massa deverá começar em 2026. É expectável que possam chegar ao mercado global no próprio ano ou em 2027, possivelmente.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.