Airbnb vai usar IA para criar experiência inovadora aos utilizadores

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Desde que o Airbnb adquiriu a empresa de Inteligência Artificial (IA) GamePlanner.AI, em novembro de 2023, surgiu a dúvida sobre como a plataforma de reservas de alojamentos poderia utilizar essa tecnologia. Agora, a empresa deu uma pista: para criar o melhor "concierge" (pessoa simpática que costuma estar à entrada dos hotéis).

O cofundador e CEO do Airbnb, Brian Chesky, partilhou ontem (14) uma visão geral de alto nível dos maiores planos do Airbnb para a IA. Segundo ele, os planos incluem acelerar a "camada de aplicação" da IA para construir uma das "interfaces de IA mais inovadoras já criadas".

Nova interface adaptável e que "conhece" o cliente

Airbnb AI

De acordo com relatos publicados na altura da aquisição da GamePlanner.AI, empresa lançada pelo cofundador da Siri, o acordo custou cerca de US$ 200 milhões ao Airbnb. Agora, Chesky explicou que não vê a empresa como uma plataforma de infraestrutura de IA.

Para o CEO, o objetivo não será criar os seus próprios grandes modelos de linguagem, mas sim criar uma nova interface a partir de modelos modernos de IA. Durante uma teleconferência de resultados do quarto trimestre da empresa, Chesky explicou:

"Embora os modelos [de IA] sejam muito poderosos, a interface (do site) não é realmente uma interface de IA. É a mesma interface dos anos 2000. É uma interface web típica e clássica. [...] Então, o que acho que a IA representa é a mudança definitiva de plataforma", afirmou.

O executivo ainda destacou que o Airbnb planeia utilizar a IA e, especialmente, a IA generativa para fornecer uma experiência mais personalizada aos seus utilizadores.

“Imagine uma aplicação que te conhece – é como o concierge definitivo – uma interface que é adaptável, evolui e muda em tempo real, diferente de qualquer interface que já viste antes. Isso nos permitiria passar de uma única empresa vertical para uma empresa transversal”, acrescentou Chesky.

O CEO não deu mais detalhes de possíveis produtos e serviços de IA por enquanto, mas é possível imaginar a tecnologia a melhorar a experiência do utilizador a partir de recomendações mais personalizadas, por exemplo. A partir dos algoritmos de machine learning e processamento de linguagem natural, a IA poderia entender as preferências dos utilizadores e oferecer sugestões mais relevantes.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.