Ainda usas este iPhone? A Apple já o considera obsoleto

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Há mais um iPhone a chegar à lista de produtos obsoletos por parte da Apple. Desta vez é o iPhone 5S, lançado em setembro de 2013, que já ultrapassou um tempo de vida útil superior a 10 anos no mercado.

Normalmente um produto pode entrar na lista de obsoletos da Apple após deixar de ser vendido há mais de 7 anos. E podes sempre consultar as mais recentes adições a esta lista a partir da página de suporte oficial da Apple.

Apple coloca iPhone 5S na lista de equipamentos obsoletos

Apple coloca iPhone 5S na lista de equipamentos obsoletos

“A Apple descontinua toda a assistência a hardware para produtos obsoletos e os centros de assistência não podem encomendar peças para produtos obsoletos”, esclarece a empresa na sua página.

iPhone 5S foi atualizado até ao iOS 12

Recorde-se que a última grande atualização que o iPhone 5S recebeu foi em 2018, cinco anos após o lançamento. À data recebeu o iOS 12 e ficou-se por essa versão. Por exemplo, o iPhone 5C, lançado na mesma altura, já se encontrava nesta lista de produtos obsoletos.

O iPhone 5S continua, até hoje, a ser um smartphone que fez as delícias de muitos fãs da Apple pelo seu design e formato. Viria mesmo a dar origem ao iPhone SE de primeira geração, lançado apenas em 2016.

Se ainda resistes e usas um iPhone 5S em 2024, talvez seja uma boa altura para pensar em trocar de equipamento agora que a Apple o considera obsoleto. Até porque se este tiver avarias, não poderás com peças da Apple disponíveis.

De realçar que há outros equipamentos que recentemente entraram para a categoria vintage. No caso são os iPod touch e iMac de 21.5 polegadas lançados em 2015, que deixaram de ser vendidos pela marca há cinco ou mais anos. Estes ainda recebem suporte da marca “sob disponibilidade”.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.