No mercado dos telemóveis as campanhas publicitárias sempre desempenharam um papel crucial na forma como percebemos as marcas e os seus produtos. Desde os primeiros modelos até aos mais recentes smartphones, os anúncios têm evoluído, mas alguns permanecem inesquecíveis. É o caso do primeira publicidade de telemóvel em Portugal.
A revolução de poder falar a partir de qualquer lugar
Em 1991 o anúncio acima mostra um homem a utilizar o primeiro telemóvel comercializado em Portugal. Enquanto ele utiliza o grande dispositivo portátil, uma senhora mostra grande admiração com a possibilidade de fazer uma chamada telefónica de qualquer lugar sem um aparelho fixo com fios.
A propaganda era da operadora Telecomunicações Móveis Nacionais (TMN), fundada em 22 de março de 1991, numa parceria entre os TLP, a Marconi e os CTT (com os CTT sendo substituídos na parceria, em 1992, pela Portugal Telecom, anteriormente denominada Telecom Portugal).
Este era apenas o início daquela que se tornaria uma das líderes do mercado de operadoras. Afinal, em janeiro de 2014, a Portugal Telecom fundiu a TMN com a MEO, sendo este último nome o que passaria a ser utilizado para a operadora.
A TMN atuou no mercado português inicialmente com uma rede analógica e, mais tarde, com uma rede digital GSM. Em abril de 2004, iniciou as operações com a tecnologia UMTS e chegou a ter mais de 7 milhões de clientes de serviço móvel.
Telecel: a primeira concorrente da TMN
Criada a 15 de maio de 1991, a Empresa portuguesa de telecomunicações, a Telecel - Comunicações Pessoais, SA, conseguiu uma das licenças de operador de GSM em Portugal em outubro e iniciou suas atividades em 1992.
Com uma abordagem acessível ao público e memoráveis campanhas publicitárias, a Telecel conquistou 39 mil clientes já no seu primeiro ano, número que quase dobrou em 1994, quando chegou aos 90 mil clientes.
Como respostas ao cartão pré-pago lançado pela concorrência em 1995, a Telecel apresentou o cartão Vitamina no ano seguinte. O cartão dispensava assinatura mensal, só precisava ser carregado a cada 3 meses, oferecia a possibilidade de telecarregamento diretamente pelo aparelho e exibia o saldo no visor do telemóvel.
Em 1998, o Vitamina rendeu à operadora o prémio da Globalnet Communications de melhor produto pré-pago, ano em que já contava com mais um milhão de clientes. Isso nos leva a mais um vídeo que marcou a história dos telemóveis em Portugal, no qual a operadora ensina a utilizar um telemóvel com o cartão Vitamina.
No ano 2000, a Telecel lançou o Yorn, uma proposta direcionada ao público jovem, que foi apresentada como se fosse uma rede independente, reforçando a imagem da empresa junto a esse nicho. Nesse mesmo ano, a empresa firmou uma parceria estratégica com o grupo Vodafone, o maior operador mundial de telecomunicações móveis da época.
Em 2001, a Telecel mudou definitivamente o seu nome para Vodafone, consolidando-se como uma referência no setor e reforçando sua presença global.