O prazo para a entrega da declaração anual de IRS terminou no passado dia 30 de junho, porém, ainda há muitos contribuintes à espera do seu reembolso. Felizmente, hoje a Autoridade Tributária alterou o estado dessas declarações, contudo, nem todos receberam boas notícias.
Segundo vários relatos no Reddit, muitos desses contribuintes viram hoje a sua declaração passar finalmente para o estado "declaração com reembolso". Em contrapartida, alguns relatam que só agora foram notificados de algumas divergências.
Maioria dos afetados fez a declaração de IRS manual
Importa, desde já, sublinhar que a maioria dos relatos são feitos por contribuintes que tiveram de preencher a sua declaração manualmente. Ademais, este parece ser um fenómeno que afeta principal aqueles que possuem rendimentos de capitais e mais-valias.
Voltando aos relatos, muitos afirmam que submeteram a sua declaração ainda durante o mês de abril. Contudo, estiveram estes meses há espera de uma resposta oficial por parte da AT.
Neste caso, podemos dizer que as boas notícias demoraram a chegar, mas chegaram. Para os que se queixaram da demora na emissão dos reembolsos, tudo indica que será uma questão de tempo até que os mesmos sejam pagos.
No entanto, há também que afirme que só agora chegaram os problemas. Alguns relatam que, durante estes meses, viram o estado da sua declaração como "certa", mas agora veem-se confrontados com o estado "declaração com divergências".
Obviamente que isto são más notícias para quem se enquadra neste cenário. Assim sendo, segue-se agora um período em que terão de prestar os esclarecimentos necessários às Finanças para que essa situação possa ser revertida.
Caso estejas neste grupo, irás receber uma carta registada da AT para que possas prestar os necessários esclarecimentos. Nesse documento encontrarás os prazos legais definidos para que possas apresentar todos os documentos solicitados.
Para quem irá ser reembolsado, o calendário oficial do IRS define que estes devem ser efetuados até dia 31 de julho. Com efeito, se continuas à espera do teu reembolso, é melhor confirmares o estado da tua declaração no Portal das Finanças.