Como parte da Iniciativa Google News, lançada em 2018, o Google iniciou parcerias com editores de conteúdo para que possam utilizar ferramentas de inteligência artificial (IA) da empresa na montagem e criação automática de conteúdo.
Sem entrar em detalhes, o Google destacou apenas que a nova colaboração está no início de desenvolvimento, e que a grande expetativa da empresa é que a interação entre produtores de conteúdo e IA permita a criação de conteúdos de forma mais rápida e económica.
A parceria tem como foco pequenos editores de conteúdo
De acordo com a página chinesa Cool3C, nesta fase inicial, a iniciativa do Google está direcionada para os pequenos editores de conteúdo que têm recursos relativamente limitados. O objetivo é que a utilização da IA ajude-os a reduzir os custos laborais de dezenas de milhares de dólares por ano na criação de conteúdo.
"Relatórios pertinentes", de acordo com o site, neste acordo de cooperação, os editores de conteúdo participantes devem utilizar as ferramentas fornecidas pelo Google para publicar três artigos todos os dias durante pelo menos um ano.
Além disso, a parceria prevê que os editores publiquem um relatório de atualidades todas as semanas e pelo menos um conteúdo de campanha de marketing por mês. Os editores parceiros também devem compartilhar análises de dados de uso de ferramentas e fornecer feedback relacionado ao Google para auxiliar na melhoria das tecnologias relacionadas.
Os criadores de conteúdo não são obrigados a indicar que o conteúdo foi gerado utilizando tecnologia de IA. No entanto, o conteúdo gerado dessa forma utilizará automaticamente cores para indicar a confiabilidade da fonte e auxiliar os editores humanos no momento da revisão antes da publicação.