Esta segunda-feira, dia 9 de setembro, foi um dia bastante agitado para os fãs da Apple. Afinal de contas, foi apresentada a série do iPhone 16, mas há uma questão que pode surgir: quando teremos o Apple Intelligence (AI) em português?
Efetivamente, nesta altura, ainda não é possível dar uma resposta. Numa fase inicial, recorde-se que o Apple Intelligence está disponível apenas em inglês. No entanto, como refere a Apple, o AI vai chegar em mais variantes da língua.
Primeiro só em inglês e, em 2025, chegam novos idiomas
“Em dezembro, o Apple Intelligence adicionará suporte para inglês (Austrália), inglês (Canadá), inglês (Nova Zelândia), inglês (África do Sul) e inglês (Reino Unido). No ano que vem, o Apple Intelligence expandir-se-á para mais idiomas, como chinês, francês, japonês e espanhol” - escreve a Apple.
Seja em português (Portugal) ou português (Brasil), faria sentido que, eventualmente, chegasse uma destas versões. Vistas bem as coisas, é uma língua bastante falada e seria lógico que tal acontecesse.
A avaliar pelo comunicado da Apple, temos razões para não esperar o Apple Intelligence em português tão cedo. De qualquer maneira, também podemos ver o “copo meio cheio”, já que a Apple não referiu que aqueles seriam os únicos idiomas a chegar em 2025. Por isso, a conclusão é simples: temos mesmo que aguardar.
O que oferece o Apple Intelligence?
Como a 4gnews tem vindo a noticiar, o Apple Intelligence é a nova grande aposta da Apple em Inteligência Artificial. Ao olhar para os recursos que aí vêm, há mais do que motivos para estarmos entusiasmados.
Entre estes, tal como a própria Apple enumera na sua página oficial:
-
Ferramentas de escrita
-
Limpeza no Photos
-
Criar um filme de memória com o Photos
-
Pesquisa em linguagem natural no Photos
-
Resumos de notificação
-
Redução das interrupções Foco
-
Avanço Inteligente e Silenciamento no Foco
-
Mensagens prioritárias no Mail
-
Resposta inteligente em e-mails e mensagens
-
Resumos em Correio e Mensagens
-
Upgrade na Siri (voz mais natural, novo look, mais conhecimento dos produtos)
O vídeo em baixo é apenas um “cheirinho” daquilo que vem aí. Para ter o Apple Intelligence, é preciso ter iPhone 16, iPhone 16 Plus, iPhone 16 Pro, iPhone 16 Pro Max, iPhone 15 Pro ou iPhone 15 Pro Max.
Se tiveres algum destes telemóveis, poderás “solicitar a ativação do Apple Intelligence após atualizar para o iOS 18.1”, como escreve a marca. Depois, só precisarás de clicar em “Ajustes” - “Apple Intelligence e Siri” - e depois entrar na lista de espera do AI.