Afinal porque é que associamos a figura do cavalo à Ferrari?

Luís Guedes
Luís Guedes
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Quando pensas na Ferrari, é possível que o teu imaginário pense num cavalo preto com fundo amarelo, estampado num automóvel vermelho. No entanto, alguma vez te perguntaste: há alguma razão para ser este o logotipo da marca italiana de carros?

De acordo com a Supercar Blondie, especialista em automóveis, o mais engraçado aqui é que o logo surgiu bem antes da marca Ferrari. Na verdade, o cavalinho amarelo tem a ver com a história de Enzo Ferrari, o grande criador da empresa.

O passado de Enzo

Ferrari Cavalo

Ora bem, recuemos um pouco no tempo. Antes de ser um empresário de sucesso, de uma das marcas mais famosas do mundo, Enzo Ferrari chegou a ser piloto de corridas. Este não só corria como também tinha algum sucesso, tendo vencido algumas provas, inclusive.

Por falar em vitórias, o primeiro grande triunfo de Enzo foi no Circuito de Savio, no ano de 1923. Depois da prova, este terá conhecido o piloto de aviões Francesco Baracca, que tinha uma espécie de cavalo empinado no seu avião.

Segundo explica a mesma fonte, o desenho suscitou curiosidade em Enzo que quis saber, junto da mãe Condessa Paolina, o significado do cavalo. Esta ter-lhe-á dito que era um símbolo de “boa sorte”.

Na sequência da conversa, terá sugerido que Enzo Ferrari colocasse o mesmo símbolo nos seus carros. O que é facto é que, basta olharmos para os dias de hoje, para perceber que a sugestão foi cumprida, já que o cavalo preto em fundo amarelo tornou-se um ícone.

Alfa Romeo também “ajudou” neste legado da Ferrari

Também não deixa de ser curioso que a Alfa Romeo já fazia menção ao cavalo, no ano de 1932, bem antes da marca Ferrari ser criada. Ao que tudo indica, numa prova de resistência chamada “24 Horas de Spa”, a marca gravou um cavalo nos seus carros a participar na prova.

Coincidência ou não, os dois primeiros classificados nessa mesma competição foram da Alfa Romeo. Ainda assim, como explica a Super Car Blondie, a marca resolveu sair das provas no ano seguinte, o que fez com que a equipa de Enzo Ferrari começasse a ficar com a “hegemonia” da figura do cavalo.

Enzo terá continuado a competir e o símbolo tornou-se bastante popular. Aproveitando todo esse legado que era associado ao cavalo, a Ferrari acabou por ser criada em 1947 e, desde então, a marca passou a ser uma referência em todo o mundo.

Já passaram quase 80 anos e parece que o legado está para continuar.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.