A Fórmula 1 tem milhões (e milhões) de fãs espalhados por todo o mundo. Os fãs de desportos motorizados vibram com as corridas de Max Verstappen, Lewis Hamilton e companhia. No entanto, há uma questão que se calhar nunca colocaram: o que aconteceu aos pneus?
Ou seja, durante uma corrida, vemos várias vezes os carros ir às “boxes” para trocar os seus pneus. Como refere a Jalopnik, todos os carros têm de começar um fim de semana normal de corridas com 20 jogos de pneus. Havendo 10 equipas no grid por corrida, a somar a 24 corridas por época, dá um total de 4800 pneus por ano.
A Pirelli recolhe todos os pneus no final das corridas
Segundo o mesmo meio noticioso, a Pirelli recolhe todos os pneus no fim da corrida. Recorde-se que a Pirelli é a marca oficial dos pneus da Fórmula 1, que fornece para todos os carros em competição.
A marca recolhe-os, em primeiro lugar, para avaliar o seu desempenho. Isso ajuda a eventuais melhorias no futuro ou até mesmo a analisar o estado da borracha. Em função da avaliação, a marca pode introduzir mudanças nos pneus até 2 semanas antes de cada corrida.
Quando se fala de “mudanças”, é feita a referência aos compostos diferentes de borracha e outros materiais, com características diferentes. Sabe-se que a Pirelli tem 6 compostos para a temporada de 2025 e escolhe 3 para cada corrida. As equipas podem escolher o composto que preferem, ainda que tenham a obrigação de usar pelo menos dois.
E depois dos pneus serem analisados?
Posteriormente à fase de análise, segue-se o envio dos pneus da Pirelli para Inglaterra. Aqui, conta-nos a Jalopnik que estes são triturados e convertidos em pequenas bolas de borracha. Estas, depois, são queimadas e posteriormente usadas para abastecer fábricas de betão.
Uma reportagem recente da Outlook afirma que a reciclagem da borracha dos pneus da Fórmula 1 é “ecologicamente correta”. A Pirelli tem trabalhado nesse sentido e uma prova disso mesmo é a criação de pneus de borracha sustentável, em 2024. Estes obtiveram a certificação oficial da Forest Stewardship Council, uma organização mundial ligada à sustentabilidade.