Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Afinal este smartphone Google Pixel antigo vai receber Android 16

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Google está a antecipar as datas de lançamentos de todos os seus produtos. Este ano, tivemos a nova série Pixel 9 em agosto e para o próximo ano vamos também ter o Android 16 mais cedo do que é habitual.

Graças ao novo cronograma de lançamentos da Google, há um smartphone mais antigo que ainda vai receber o próximo sistema operativo da Google. Falamos do Pixel 6a.

E a restante série Pixel 6 também recebe Android 16?

Google Pixel 6a
O Pixel 6a foi lançado no mercado em março de 2022, alguns meses depois dos modelos Pixel 6 e 6 Pro Crédito@Google

Graças a ter sido lançado em maio de 2022, o Pixel 6a ainda vai ser elegível para a próxima versão do sistema operativo Google. Supostamente, os restantes elementos desta série de smartphones é que já não teriam direito ao novo software.

Mas coloca-se a questão de a Google necessitar de fazer um trabalho árduo para adaptação do Android 16 a este modelo mais antigo Pixel 6a. De acordo com os rumores, a gigante de pesquisa não vai desperdiçar esse esforço todo em apenas um terminal.

Por isso, é bastante provável que tanto o Pixel 6 como o Pixel 6 Pro acabem também por receber o próximo sistema operativo Android 16.

Um ponto que reforça esta ideia é que os três modelos da série Pixel 6 são alimentados todos pelo mesmo processador, o primeiro Google Tensor. Desta forma, todo o trabalho feito pode ser aplicado aos três terminais.

Especificações do Google Pixel 6a

Lançado em maio de 2022, o Pixel 6a chegou com um ecrã de 6,1 polegadas com uma resolução de 2400 por 1080 pixéis e com a funcionalidade Always-On-Display.

Na altura executava o sistema operativo Android 12 e vinha com a garantia de receber atualizações até ao Android 15, recentemente lançado. Mas dadas as alterações nos lançamentos Google, vai receber também o Android 16, numa espécie de bónus.

No interior está o primeiro processador Tensor, proprietário da Google, emparelhado com 6 GB de memória RAM e 128 GB de capacidade no armazenamento interno.

No sistema ótico, apresenta uma configuração de câmara traseira dupla com dois sensores com 12 megapixéis de resolução e com capacidade para gravar vídeo 4K. A fechar a lista de especificações está a bateria de 4410 mAh com suporte para carregamento rápido de 18 watts.

Estando já há algum tempo no mercado, o Pixel 6a está disponível por 224 € na plataforma de retalho online Amazon Espanha.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt