Afinal a Apple não vai matar o 3D Touch no iOS 13

Bruno Coelho
Comentar

A garantia foi dada pelo vice-presidente de Engenharia de Sotfware da Apple, Craig Frederighi. Um utilizador fez a questão por email, e foi garantido por Frederighi que o facto de funcionalidade não se encontrar a funcionar na beta do iOS 13 se deve a um bug.

Depois de a Apple lançar a sua primeira beta do iOS 13, os utilizadores notaram que o 3D Touch se encontrava “ausente”. Logo se pensou que a empresa teria removido a característica, mas agora confirma-se que a afinal tudo não passa de um erro.

3d touch apple ios 13 bug

Segundo se pode ler no email acima enviado pelo utilizador, Frederighi pede para que na próxima versão da beta do iOS 13 os utilizadores voltam a tentar usar a funcionalidade. Não será desta que a Apple desiste de uma funcionalidade que muitos nem sequer conhecem.

O que é o 3D Touch e quais as suas vantagens

O 3D Touch dá-te a possibilidade de, através da pressão do teu dedo no ecrã, veres um pop-up com mais possibilidades. Tal como vês no exemplo abaixo, imagina que queres ir diretamente para uma 'Pesquisa' no Youtube. O 3D Touch permite que saltes imediatamente para esse passo.

apple iphone 3d touch

Este é o tipo de funcionalidade que também podes usar para, por exemplo, fechar todas as notificações. Assim que pressionares mais forte o “x” ao fechar uma notificação, vai aparecer-te a possibilidade de as fechares a todas.

A verdade é que, embora possa ser útil, esta é uma funcionalidade que muitos utilizadores desconhecem. Esta foi implementada em todos os iPhone desde 6S (menos no SE e XR), e ainda hoje se revela pouco usada. Contudo, parece que vai manter-se no iOS 13.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.