Aeroportos paralisados! Ciberataque provoca atrasos e cancelamentos em voos na Europa

Centenas de voos foram afetados após ataque aos sistemas da Collins Aerospace.

Aeroportos paralisados! Ciberataque provoca atrasos e cancelamentos em voos na Europa
(Imagens: pixelshot; ugurhan/ Getty Images)

Um ataque informático aos sistemas da Collins Aerospace, empresa fornecedora de serviços de check-in e embarque, interrompeu as operações em vários grandes aeroportos europeus este sábado (20).

Segundo reportou a agência de notícias France 24, os principais aeroportos europeus de Bruxelas (Bélgica), Berlim (Alemanha) e Heathrow (Inglaterra) foram afetados pelo ataque.

Check-in manual e atrasos em voos

O ataque terá começado na noite de sexta-feira (19), como informou o Aeroporto de Bruxelas, obrigando os passageiros a fazerem o check-in manualmente.

“Este incidente tem um grande impacto no cronograma de voos e, infelizmente, causará atrasos e cancelamentos... O prestador de serviços está a trabalhar ativamente no problema e a tentar resolvê-lo o mais rápido possível."

- Aeroporto de Bruxelas, em comunicado (via Reuters).

Outros aeroportos com operações afetadas incluem Heathrow e Brandemburgo. Também há registos de “pequeno impacto” nos aeroportos de Dublin e Cork (Irlanda).

Em comunicado, a RTX, controladora da Collins Aerospace, confirmou que está ciente de uma “interrupção relacionada com a segurança informática” no seu software em alguns aeroportos específicos.

“Tomámos conhecimento de uma interrupção relacionada com a segurança informática no nosso software MUSE em aeroportos selecionados.”

A empresa acrescentou que o impacto deste ataque está limitado às operações de check-in eletrónico e balcão de entrega de bagagem. Para mitigar a situação, recomenda-se o recurso ao check-in manual.

Centenas de voos afetados

Ainda não se sabe o número exato de voos afetados pelo incidente, mas, segundo a BBC, centenas de voos foram atrasados nos aeroportos de Inglaterra este sábado.

Também não há informações sobre o agente ou grupo hacker responsável pela invasão aos sistemas da Collins Aerospace, mas a principal hipótese é que este incidente faça parte de um ataque de ransomware.

Para quem não está familiarizado com o termo, ransomware é uma prática cibercriminosa em que agentes mal-intencionados invadem sistemas ou redes informáticas, interrompem o serviço ou roubam dados e exigem elevados pagamentos para restabelecer o sistema ou devolver a informação.

De acordo com um relatório publicado este ano pela empresa aeroespacial Thales, o setor da aviação registou um aumento de 600% nos ataques informáticos entre 2024 e 2025.

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.