Uma ferramenta de inteligência artificial (IA) com potencial para ser muito útil. Adobe lançou um novo assistente de IA com diversos recursos, incluindo a capacidade de resumir PDFs extensos.
No entanto, esta nova ferramenta vai mais além, uma vez que é um mecanismo de conversação generativo alimentado por IA. Além de poder auxiliar na síntese de documentos, o novo assistente também é capaz de responder a perguntas sobre o conteúdo de um PDF específico.
Todas as funcionalidades do AI Assistant da Adobe
O AI Assistant será profundamente integrado aos fluxos de trabalho do Reader e do Acrobat. Desta forma, a ferramenta poderá gerar resumos e insights, além de formatar as informações desejadas.
Numa entrevista ao programa Squawk on the Street da CNBC, o CEO da Adobe, Shantanu Narayen, deu o seguinte exemplo.
"Imagina que abriste um documento de 100 páginas. Queres entender o resumo, queres conversar com ele, queres fazer perguntas. Desejas correlacionar isso com outros documentos que possas ter, bem como com todas as informações que possuis na tua empresa", disse o CEO, destacando que a nova tecnologia vai "democratizar o acesso" aos biliões de PDF que existem.
As funcionalidades do AI Assistant:
- Perguntas: o AI Assistant pode responder às tuas perguntas sobre um documento ou ainda recomendar perguntas com base no conteúdo de um PDF, tudo através de uma interface de conversação intuitiva.
- Resumo generativo: o ficheiro é gigante? Poderás pedir ao AI Assistant para gerar resumos em formatos fáceis de ler.
- Citações inteligentes: o mecanismo de atribuição personalizado da Adobe e a IA proprietária são capazes de gerar citações para que os clientes possam verificar facilmente a fonte das respostas do AI Assistant.
- Navegação fácil: links clicáveis ajudam a encontrar rapidamente o que precisas em documentos longos.
- Formatações: precisas dos dados de um PDF para uma apresentação, um e-mail ou relatório? Pede ao AI Assistant para formatar informações nos principais tópicos.
Segundo a Adobe, os recursos do AI Assistant no Reader e no Acrobat são regidos por protocolos de segurança de dados da empresa, o que significa que os dados de nenhum cliente correm o risco de serem armazenados, expostos ou utilizados para treinar o AI Assistant sem um prévio consentimento.
AI Assistant é o primeiro passo da Adobe para transformar experiências com IA
De acordo com a Adobe, a sua nova IA já está disponível na versão beta do Acrobat e deverá chegar ao Reader nos próximos dias ou semanas. Após esta fase de testes, o novo assistente será disponibilizado num plano de assinatura.
O AI Assistant foi desenvolvido com base nos mesmos modelos de IA e machine learning por trás do Acrobat Liquid Mode, a premiada tecnologia da Adobe que oferece suporte a experiências de leitura responsivas para PDFs em dispositivos móveis.
"A IA generativa oferece a promessa de experiências documentais mais inteligentes, transformando as informações contidas em PDFs em conteúdo acionável, de conhecimento e com aparência profissional. O PDF é o padrão para os documentos mais importantes do mundo. Os recursos introduzidos hoje são apenas o começo do valor que o AI Assistant oferecerá por meio dos aplicativos e serviços Reader e Acrobat", declarou Abhigyan Modi, vice-presidente sénior da Document Cloud, durante o anúncio.