Adivinha o prejuízo que o X (antigo Twitter) está a dar

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Já se sabe que Elon Musk é uma figura, não raras vezes, regida por alguma polémica. O magnata adquiriu o X, antigo Twitter, em 2022, mas as coisas não têm corrido propriamente bem e os números são prova disso mesmo.

De acordo com o New York Post, a rede social em questão desvalorizou em cerca de 24 mil milhões de dólares, desde que Musk tomou posse do X. As contas são relativamente fáceis de fazer, com base no que o X valia antes e depois de Musk.

Antes da compra, este estava avaliado em cerca de 44 mil milhões de dólares. Destes, Musk e investidores entraram com 33,5 mil milhões. O problema é que a queda tem sido a pique e, hoje em dia, o valor estimado desse investimento é de 9,38 mil milhões de dólares.

Recorde-se que, para além dos investidores, a restante quantia foi paga através de empréstimos de bancos. A questão é que, tal como a 4gnews chegou a noticiar recentemente, estes também não conseguiram livrar-se da dívida.

Queda de publicidade tem tido um grande impacto

Em tão pouco tempo, impressiona ver uma queda tão vertiginosa por parte de uma das redes sociais mais famosas do mundo. Efetivamente, um dos fatores pode ter a ver com a “debandada” de agentes publicitários, que não terão gostado das políticas de moderação de conteúdo de Elon Musk.

A somar a isso, também temos visto o X em outras polémicas. Uma delas é bastante recente e envolve o Brasil. O país em questão ameaçou banir o X, no caso de não ser encontrado um novo representante legal do ex-Twitter para o Brasil.

Algumas marcas que têm sofrido com a queda do X

Olhando para os valores investidos pelas empresas, é possível ver que a situação está tudo menos favorável. Uma das empresas que tem sofrido com a queda do X é a Fidelity.

Esta chegou a ter uma participação de cerca de 20 milhões de dólares, no Twitter, antes da chegada de Musk. Segundo a mesma fonte, esse valor caiu a pique para os 5,3 milhões de dólares.

Elon Musk

Como a Fidelity, há muitos outros casos. Um deles é o do príncipe da Arábia Saudita, Alwaleed bin Talal al Saud. Este terá feito um investimento no Twitter a rondar os 2 mil milhões de dólares.

Seguindo a mesma tendência, disse “adeus” a 1,4 mil milhões de dólares do seu investimento. De qualquer maneira, o próprio mostra-se “muito feliz com a aliança”, apesar de estar a ser tudo menos lucrativa.

Quem também tem perdido dinheiro é a Sequoia Capital, uma empresa que apostou em gigantes como Apple, Google, Oracle e YouTube. O New York Post refere que, de um investimento de 800 milhões de dólares, 576 deles já se evaporaram.

Pela mesma linha, foram outras grandes empresas como Oracle, Binance, Andreessen Horowitz, Qatar Investment Authority e muito mais.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.