
BYD derruba a Tesla por quase 400 mil unidades
Ainda que a Tesla esteja a tentar várias estratégias para voltar à liderança do mercado global de elétricos, os números mostram que a recuperação pode ser difícil e demorada, especialmente com uma rival como a chinesa BYD.
De acordo com o site Carnewschina, as vendas globais acumuladas até ao terceiro trimestre de 2025 mostram que a BYD derrubou a Tesla por quase 400 mil unidades. Mais especificamente, a marca chinesa entregou 1.6059 carros enquanto a Tesla se ficou pela venda de 1.2179 unidades.
Ambas as marcas conseguiram superar o marco de um milhão de unidades vendidas, mas a BYD ganha a liderança do mercado por ter conseguido entregar mais 388 mil veículos que a Tesla.
E as notícias melhoram ainda mais para a BYD. Recentemente, a empresa de consultoria de mercado Counterpoint Research avançou que a marca chinesa deve acabar o ano como líder global na venda de elétricos, com uma quota de mercado de 15,7%.
Tesla a recuperar, mas sempre atrás da BYD
Os números não estão a ser amigos da Tesla, mas a empresa de Elon Musk parece estar a recuperar alguma força e espaço no “coração” dos compradores. O problema é que a BYD está a conseguir impor-se e a deixar a Tesla sempre para trás.
De acordo com os números divulgados pelo Carnewschina, no terceiro trimestre de 2025 a BYD conseguiu entregar 582.500 veículos, a nível global. Já a Tesla ficou-se pela entrega de 497.100 unidades.
Na prática, tal traduz-se num crescimento anual de 31,4% para a BYD e num crescimento de apenas 7,4% para a Tesla. Recorde-se ainda que desde que ultrapassou a Tesla no quarto trimestre de 2024, a BYD manteve-se como líder do mercado global de elétricos por quatro trimestres consecutivos.