A tecnologia está em constante evolução e o futuro reserva-nos grandes mudanças. É essa a opinião de Mark Zuckerberg, que acredita que, num futuro próximo, os telemóveis deixarão de ser utilizados de forma tão relevante como hoje em dia.
Na perspetiva do CEO da Meta, empresa detentora do Facebook e do Instagram, os óculos de realidade aumentada vão ser o grande substituto dos smartphones. Para Zuckerberg, já não estamos assim tão longe dessa mudança de panorama.
Óculos inteligentes vão ser a norma já daqui a 10 anos: diz Zuckerberg
Num evento oficial da Meta, realizado em 2024, Zuckerberg falou sobre a chegada dos óculos inteligentes. Segundo o próprio, “dentro de 10 anos, muitas pessoas já não carregarão mais os seus telemóveis consigo, vão usar os óculos para tudo” (via Gizmodo).
O criador do Facebook considera que a transição será bastante natural, da mesma forma que, num curto espaço de tempo, grande parte da população mundial começou a usar smartphones. “Acho que todos os que têm óculos vão migrar para óculos inteligentes muito em breve” - acrescenta, citado pela Forbes.
Na perspetiva da Meta, os telemóveis estão-se a tornar instrumentos limitados, que criam distrações junto de quem os utiliza. Assim, a empresa de Zuckerberg vê nos smartphones barreiras entre o ambiente real e digital.
É precisamente aí que entram os óculos de realidade aumentada. Apesar de continuar a haver uma diferenciação entre o digital e o real, a sua integração acontece de forma muito mais fluida, já que as informações aparecem literalmente à frente dos olhos.
A aposta da Meta em óculos de realidade aumentada
Nos últimos tempos, já vamos vendo grandes marcas tecnológicas a apostar em óculos de realidade aumentada. Um exemplo disso mesmo é a Apple, que lançou em 2024 o Apple Vision Pro, ainda que este não tenha sido propriamente um sucesso de vendas.
No mesmo sentido, a Meta também tem apresentado diferentes produtos deste género. A marca de Zuckerberg, no ano passado, apresentou os Orion. Em baixo, consegues ver uma explicação oficial da marca acerca do funcionamento destes óculos.
Outro exemplo disso mesmo foram os Ray-Ban Meta AI Glasses, que também foram anunciados, neste caso em 2023. Aos poucos, a realidade aumentada vai-se popularizando cada vez mais, até no entretenimento. Esta já vai sendo introduzida, por exemplo, em jogos da NBA ou até na PlayStation.
Resta esperar para ver se as previsões de Mark Zuckerberg se confirmam ou não.