Cada vez mais, a tendência é relegar a gasolina para segundo plano e apostar em mobilidade elétrica. No que toca a carros, isso é evidente, no entanto também em motas a situação já se verifica. A Honda que o diga.
Num anúncio recentemente feito pela marca, ficou-se a saber que a gigante japonesa quer abandonar as motas a gasolina. Também em termos de bicicletas, a Honda manifestou a intenção de fabricar produtos 100% elétricos até ao final do ano.
Ainda assim, o destaque vai mesmo para as motas. Recorde-se que a Honda é um verdadeiro “tubarão” dentro deste setor e quer lançar 10 novos modelos até 2025. De acordo com a Zig Wheels, o objetivo é vender um milhão de unidades até 2026.
Se os números já podem impressionar agora, então do futuro nem se fala. Isto porque a marca japonesa pretende, até ao ano de 2030, conseguir chegar a uma marca de 3,5 milhões de unidades vendidas por ano.
Até 2040, a Honda quer ser 100% elétrica
Em termos relativos, conseguimos perceber que isso representaria 15% das vendas totais de produtos da Honda. De forma a que os objetivos possam ser cumpridos, a marca está-se a precaver com uma infraestrutura capaz de suportar esta mudança de investimento.
Com o intuito de ser exclusiva em produtos elétricos, a Honda tem apostado em baterias de estado sólido, mais eficientes do que as que têm sido usadas. Segundo a mesma fonte, a empresa quer ser 100% elétrica até ao ano de 2040.
“A Honda não mudou a sua crença de que os VE (veículos elétricos) são a solução mais eficaz na área de produtos de pequena mobilidade, como motociclos e automóveis. A meta de eletrificação da Honda para fazer com que estes representem 100% das suas vendas globais de veículos até 2040 permanece inalterada”.
As palavras referidas constam no resumo do Honda Business Briefing 2024. No mesmo documento, pode ainda ler-se que a marca quer implementar “uma base sólida de negócios de veículos elétricos a partir de uma perspetiva de médio a longo prazo”.