O aguardado upgrade do Android Auto, que promete tornar os automóveis ainda mais inteligentes, já começou a ser disponibilizado. Anteriormente, o CEO da Google tinha confirmado que o sistema operativo para veículos iria trocar de assistente, substituindo o Google Assistente pela inteligência artificial generativa do Gemini.
Na semana passada, reportámos sobre uma análise de código do Android Authority que revelava que a Google já estava a preparar a chegada de algumas ações do Gemini aos veículos. Agora, o 9To5Google identificou vários utilizadores do Reddit notaram que a implementação da IA já começou e relatam que o novo assistente já está a funcionar nos seus carros.
No entanto, é importante destacar que, por enquanto, a novidade está disponível apenas para utilizadores das versões beta, como o Android Auto 15.6 e o Android Auto 15.7. A notícia chega pouco tempo após a Google lançar novos recursos de IA do Gemini para a app Google Maps.
O que muda no Android Auto com a chegada do Gemini?
Com a mudança, a principal melhoria do Android Auto será a capacidade de compreender melhor comandos em linguagem natural. Assim, os utilizadores poderão usar o Gemini Live (o modo de conversação do assistente) para ir além dos controlos simples e manter conversas mais naturais com o sistema, quase como se estivessem a falar com outra pessoa.
“O Live é uma experiência de conversação com o Gemini, perfeita para usar no carro. Basta dizer ‘Ok Google, vamos conversar’ para fazer um brainstorming, explorar ideias ou aprender algo novo com o Gemini.”
Uma demonstração pode ser vista num vídeo publicado no mês passado pela Divisão Automóvel da Google Cloud, em parceria com a Mercedes-Benz, onde executivos das duas empresas interagem com o Gemini Live diretamente no sistema do novo Mercedes CLA. Confere:
Mais funções inteligentes a caminho
Além disso, no início deste ano, a Google anunciou que a chegada do Gemini também trará novas funcionalidades que o antigo Assistente não possuía, como:
-
Fazer perguntas sobre locais próximos, como bares ou mercados;
-
Pedir informações de outros aplicativos, como YouTube Music, Spotify e Google Agenda;
-
Traduzir e enviar mensagens em mais de 40 idiomas.
Desta forma, será mais fácil obter a localização de um compromisso cujo endereço esteja guardado no Gmail, bem como consultar o menu e as avaliações de um restaurante que pretendas visitar.