Adeus fios! Nintendo Switch com suporte para auscultadores Bluetooth

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Nintendo acaba de lançar a nova atualização Switch 13.0.0 que integra agora suporte para dispositivos Bluetooth na consola portátil. Com esta atualização, os utilizadores deixam de ter necessidade de usar auscultadores com fios ou um adaptador.

Ainda que esteja equipada com conectividade Bluetooth, até agora a consola Switch não estava preparada para ser emparelhada com dispositivos via Bluetooth. O anúncio da nova atualização foi feito pela Nintendo America na sua conta do Twitter.

Opção multijogador não é possível com Bluetooth ligado

Uma vez a instalação 13.0.0 feita, a área de áudio Bluetooth surge no menu de configurações, imediatamente abaixo dos controladores e sensores. De seguida, basta selecionar a opção de dispositivo de emparelhamento para que ambos os equipamentos fiquem conectados.

Mas atenção que existem algumas limitações, alerta a Nintendo na sua página de ajuda aos utilizadores. Podem ser conectados à Switch de até dois controladores sem fios enquanto está a ser utilizado o áudio via Bluetooth. Por outras palavras, a opção multijogador com vários utilizadores não é possível se o áudio Bluetooth estiver ativo.

Por outro lado, o áudio Bluetooth será também desconectado se for iniciada uma comunicação local, como por exemplo iniciar um título multijogador local, no modo sem fios.

A Nintendo alerta também que apenas é possível emparelhar um equipamento de áudio Bluetooth de cada vez, mas que a consola armazena a ligação de até dez dispositivos na sua memória.

O utilizador pode sentir alguma latência no áudio

"Os microfones Bluetooth não podem ser utilizados", avança a marca. Acrescentando ainda que o utilizador pode também registar alguma latência de áudio, dependendo do dispositivo Bluetooth em utilização.

A nova atualização oferece suporte Bluetooth tanto ao modelo Switch como à Switch Lite. Recorde-se que numa das suas últimas atualizações, a Nintendo já tinha incluído suporte para auscultadores USB.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nintendo Switch desce de preço na Europa antes do lançamento da versão OLED
  • Nintendo pode estar a preparar grande surpresa para os fãs do Game Boy
  • Nintendo Switch ultrapassa vendas de duas consolas históricas
Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt