Adeus falta de espaço no telemóvel? Android 15 traz recurso que arquiva apps

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Se estás sempre com problemas de espaço de armazenamento no telemóvel, então o novo recurso do Android 15 pode ser do teu interesse. De acordo com a Phone Arena, chama-se “App Archiving” e dará ao utilizador a possibilidade de eliminar espaço no dispositivo, sem que para isso tenha de eliminar aplicações.

Antes pelo contrário, tal como escreve Mishaal Rahman, da Android Authority, o utilizador poderá arquivar as apps que quiser, sem as ter de apagar. Com esse recurso, não terás de voltar a configurar as tuas apps, quando precisares de as usar novamente.

A app já existe na Play Store e será introduzida no sistema do Android 15

De momento, este recurso de arquivo para aplicações já existe na Google Play Store. Contudo, aquando da saída do Android 15, será de esperar que o “App Archiving” já se encontre dentro do sistema.

A descoberta foi feita por Rahman, que, ao efetuar uma atualização beta do Android 14 QPR2, constatou que podia clicar em botões de “Arquivar” e “Restaurar”, dentro das próprias configurações.

No vídeo em baixo, poderás visualizar um exemplo dado por Rahman, sobre o arquivo da aplicação Uber. Como poderás observar, esta ocupa 387 MB, no entanto, quando Rahman clica na opção “Arquivar”, o espaço diminui de forma significativa, para 17,64 MB. Posteriormente, este pressiona o botão “Restaurar” e a aplicação volta a funcionar como sempre, com os mesmos dados.

O “App Archiving” elimina as apps menos utilizadas

Para além das aplicações que o utilizador decide arquivar, o “App Archiving” irá automaticamente arquivar as aplicações que forem usadas de forma menos frequente. Como refere a Phone Arena, se o user ativar a opção “gerir aplicação se não for usada”, esta irá remover tudo o que são permissões e notificações indesejadas da aplicação.

Ainda que Rahman tenha conseguido testar o recurso em questão na versão beta mais recente do Android 14 QPR, o próprio salienta que o mais provável é que este só chegue ao público com o lançamento do Android 15.

Foto: (via Pexels e Android)
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.