Recentemente, a Qualcomm anunciou que vai realizar o Snpadragon Summit 2025 em setembro. Data em que vai apresentar o novo processador Snapdragon 8 Elite 2.
Agora a fabricante de chips e a Xiaomi confirmaram que o novo smartphone Xiaomi 16 vai ser o primeiro modelo a chegar ao mercado com este processador de topo de última geração.

A informação chega de forma oficial através de um comunicado de imprensa da Qualcomm. Aqui é descrito um novo acordo entre as duas empresas que reforça a colaboração já de longa data.
Segundo este novo acordo, a Xiaomi vai continuar a lançar novos smartphones de topo equipados com chips da série Snapdragon 8 da Qualcomm. Mais: o mesmo acordo estabelece que o Xiaomi 16 vai estar entre os primeiros – se não for mesmo o primeiro – a chegar ao mercado com o chip de última geração Snapdragon 8 Elite 2.
O CEO da marca chinesa, Lei Jun, afirmou que a Qualcomm continua a ser uma parceira crucial para o crescimento global da Xiaomi. Isto porque o objetivo da marca chinesa é solidificar a sua posição no mercado de smartphones premium. Para isso quer combinar o desempenho proporcionado pelos chips Snapdragon ao seu hardware e software.
Então e o chip Xring 01 da Xiaomi?
É já amanhã, 22 de maio, que vai ser apresentado o Xiaomi 15S Pro, o primeiro smartphone a ser equipado com o chip Xring 01, desenvolvido pela própria marca chinesa.
A questão que se coloca é se a nova série Xiaomi 16 não vai incluir o processador produzido pela própria marca. A resposta é sim. Os modelos Xiaomi 16 e 16 Pro vão ser alimentados pelo chip Snapdragon 8 Elite 2 da Qualcomm.
No entanto, o Xiaomi 16 Ultra vai exibir orgulhosamente o Xring 01, o chip da casa. É também esperado que o Xiaomi 16S Pro, no próximo ano, continue a tradição iniciada pelo seu antecessor e exiba também o processador “made by” Xiaomi.