ACP dá-te 2 motivos muito fortes para não andar com o carro na reserva

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Vários condutores andam com o carro na reserva, de forma bastante frequente. O problema é que, de acordo com o Automóvel Club Portugal (ACP), é algo a evitar, porque faz efetivamente mal ao teu automóvel.

O ACP esclarece o mito e refere que há dois principais problemas que podem acontecer, ao andar com o carro na reserva. Um deles tem a ver com resíduos e impurezas, já o outro, por sua vez, tem a ver com o esforço da bomba de combustível. Comecemos pelo primeiro.

1. Resíduos e Impurezas

Gasolina

Como refere a mesma fonte, os depósitos de combustível antigos eram feitos em metal. Por outras palavras, a ausência de líquido fazia entrar ferrugem. Contudo, isso mudou, já que agora grande parte dos depósitos são feitos num plástico especial.

Ainda assim, à medida que o tempo passa, a tendência é o próprio combustível começar a ganhar sedimentos, que se acumulam no fundo do depósito. No caso de andares com níveis satisfatórios de gasolina, esses sedimentos ficam no fundo e não chegam à bomba de combustível.

O problema aqui é que, se andas sempre na reserva, a probabilidade da bomba “sugar” esses mesmos sedimentos, mais à superfície, é muito maior. Dito isto, também é justo referir que há um filtro que serve para deter esses mesmos sedimentos.

No entanto, como destaca o ACP, este pode não ser capaz de deter todos os resíduos. Ao longo do tempo, se as impurezas forem sendo acumuladas, a bomba de combustível pode chegar a entupir, o que é algo que não queremos que aconteça.

2. Esforço da bomba de combustível

Há outro motivo ligado à bomba de combustível que é pouco convidativo a andar com o carro na reserva. De acordo com o ACP, sempre que andas na reserva, a bomba faz um esforço muito maior, enquanto conduzes.

A questão é que esse esforço pode chegar à próxima fase que ninguém quer: sobreaquecimento. Esse, por sua vez, leva ao desgaste da bomba de combustível, o que pode ser mais uma despesa associada ao teu automóvel.

Por estes dois motivos e até pelo stress de andar sempre com o depósito a acabar, a conclusão é bastante simples: evitar, sempre que possível, andar com o carro na reserva.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.