Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Acidente com Tesla Model Y expõe falha preocupante na tecnologia da marca (vídeo)

Um novo vídeo que circula na internet sobre um acidente com um Model Y levanta mais questões. A principal preocupação é a segurança dos passageiros.

Tesla Model Y
Créditos: Bearded Tesla Guy

Uma das tecnologias que a Tesla mais promove e que mais interesse gera nos utilizadores é o seu sistema de condução totalmente autónoma. Esta está a chegar gradualmente ao mercado, mas aquilo que hoje trazemos mostra que ela não é infalível.

Em causa está um vídeo, partilhado na página de Youtube Bearded Tesla Guy, relativo a uma viagem que coloca à prova este sistema de condução em viagens longas. Contudo, um pequeno acidente revela que esta tecnologia da Tesla ainda tem, pelo menos, um problema.

Sistema de condução autónoma da Tesla não deteta detritos na estrada

Tal como podes ver acima, o acidente acontece porque o sistema de condução autónoma da Tesla não detetou detritos presentes na estrada. Isso fez com que o Model Y em que seguiam estes youtubers passasse por cima de um grande objeto de metal.

Isto aconteceu quando o carro seguia a cerca de 123 km/h, sem haver nenhuma manobra para tentar evitar o embate com o objeto. O impacto foi tão significativo que vemos vários objetos serem projetos no interior deste Model Y.

Numa publicação subsequente, é possível ver imagens dos estragos que este acidente provocou no SUV. As imagens revelam que o suporte da barra estabilizadora partiu e houve também danos em componentes da suspensão do carro.

Model Y estragos

Felizmente, as consequências deste incidente são apenas materiais e ninguém saiu ferido do mesmo. No entanto, isto levanta sérias questões de segurança para os ocupantes.

Este incidente não é caso isolado

Há data de escrita deste artigo, o vídeo em causa conta com 69 mil visualizações. E outro condutor de um Model Y 2026, ao deparar-se com este vídeo, relata uma experiência semelhante.

Neste caso, ele fala que o seu carro não detetou um buraco na estrada. O desfecho não foi semelhante porque este condutor interveio atempadamente para evitar o choque, algo que os protagonistas deste vídeo não fizeram.

Em suma, este vídeo mostra como o sistema de condução autónoma da Tesla ainda não está programado para detetar e evitar detritos na estrada. Nestes casos, os utilizadores devem intervir para evitar casos como este.

Esta é uma das razões por que o sistema de condução da Tesla é classificado como nível 2. Isso significa que os condutores devem estar atentos à estrada e prontos para intervir a qualquer momento. Num sistema de nível 3, a intervenção humana é dispensada porque o sistema consegue detetar este tipo de objetos.

Suporte universal para carros Miracase
12,19 €Amazon.es
25,36 €52%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.