
Acidente de 2019 leva a julgamento histórico
Um tribunal federal de Miami considerou a Tesla parcialmente responsável por um acidente ocorrido em 2019, envolvendo o uso do sistema Autopilot. O caso resultou na morte de Naibel Benavides Leon, de 20 anos, e ferimentos graves no seu namorado.
A Tesla foi condenada a pagar 329 milhões de dólares em danos compensatórios e punitivos aos queixosos.
Este é só um (e potencialmente um dos mais graves) de vários problemas que a Tesla tem tido com o Autopilot. Recentemente a Euro NCAP considerou os Teslas menos seguros, exatamente por causa deste sistema.
Conduta da Tesla sob escrutínio
Segundo o processo, nem o condutor nem o Autopilot travaram a tempo de evitar o embate com um SUV num cruzamento.
O condutor foi considerado responsável por dois terços do acidente, e a Tesla por um terço.
Este é um dos primeiros grandes casos em que um tribunal responsabiliza a Tesla por falhas do Autopilot.
Acusação: tecnologia falhou, empresa ignorou riscos
O advogado dos queixosos, Brett Schreiber, criticou a Tesla por permitir o uso do Autopilot fora de autoestradas, apesar de o sistema ter sido desenhado apenas para vias de acesso controlado.
Acusou ainda a empresa e Elon Musk de promoverem uma falsa sensação de segurança, transformando as estradas em “pistas de testes” para uma tecnologia “fundamentalmente falhada”.
Tesla vai recorrer da decisão
Em resposta ao veredito, a Tesla afirmou que vai recorrer, alegando erros legais e irregularidades no julgamento.
A marca considerou a decisão “errada” e alertou que poderá prejudicar o desenvolvimento de tecnologias que salvam vidas. “Nenhum carro em 2019, nem agora, teria evitado este acidente”, defendeu a empresa.
Um histórico de promessas e complacência
Elon Musk e a Tesla têm feito afirmações públicas ambiciosas sobre as capacidades do Autopilot, o que, segundo autoridades, gerou excesso de confiança nos condutores.
Já em 2020, o NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA) criticava a Tesla por ignorar recomendações depois da morte de outro condutor que usava o Autopilot enquanto jogava no telemóvel.
Robotaxis levam a nova pressão legal
O julgamento ocorre numa altura sensível para a Tesla, que começou a testar a sua rede de Robotaxis em Austin, Texas, com recurso ao sistema Full Self-Driving e que tem tido alguns percalços.
E mesmo considerado "self-driving" este sistema ainda continua a exigir supervisão humana
Poderá este caso atrasar a expansão dos robotaxis para outras localidades? Teremos de esperar para ver.