Acidente com Autopilot: Tesla paga milhões, mas culpa não é só dela

Um júri nos EUA atribuiu um terço da culpa à Tesla e o pagamento de 329 milhões de dólares em indemnização por um acidente mortal com o sistema Autopilot em 2019, marcando uma das decisões legais mais duras contra a empresa de Elon Musk até ao momento.

Tesla Tribunal
Imagem gerada por IA através de chatGPT

Acidente de 2019 leva a julgamento histórico

Um tribunal federal de Miami considerou a Tesla parcialmente responsável por um acidente ocorrido em 2019, envolvendo o uso do sistema Autopilot. O caso resultou na morte de Naibel Benavides Leon, de 20 anos, e ferimentos graves no seu namorado.

A Tesla foi condenada a pagar 329 milhões de dólares em danos compensatórios e punitivos aos queixosos.

Este é só um (e potencialmente um dos mais graves) de vários problemas que a Tesla tem tido com o Autopilot. Recentemente a Euro NCAP considerou os Teslas menos seguros, exatamente por causa deste sistema.

Conduta da Tesla sob escrutínio

Segundo o processo, nem o condutor nem o Autopilot travaram a tempo de evitar o embate com um SUV num cruzamento.

O condutor foi considerado responsável por dois terços do acidente, e a Tesla por um terço.

Este é um dos primeiros grandes casos em que um tribunal responsabiliza a Tesla por falhas do Autopilot.

Acusação: tecnologia falhou, empresa ignorou riscos

O advogado dos queixosos, Brett Schreiber, criticou a Tesla por permitir o uso do Autopilot fora de autoestradas, apesar de o sistema ter sido desenhado apenas para vias de acesso controlado.

Acusou ainda a empresa e Elon Musk de promoverem uma falsa sensação de segurança, transformando as estradas em “pistas de testes” para uma tecnologia “fundamentalmente falhada”.

Tesla vai recorrer da decisão

Em resposta ao veredito, a Tesla afirmou que vai recorrer, alegando erros legais e irregularidades no julgamento.

A marca considerou a decisão “errada” e alertou que poderá prejudicar o desenvolvimento de tecnologias que salvam vidas. “Nenhum carro em 2019, nem agora, teria evitado este acidente”, defendeu a empresa.

Um histórico de promessas e complacência

Elon Musk e a Tesla têm feito afirmações públicas ambiciosas sobre as capacidades do Autopilot, o que, segundo autoridades, gerou excesso de confiança nos condutores.

Já em 2020, o NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA) criticava a Tesla por ignorar recomendações depois da morte de outro condutor que usava o Autopilot enquanto jogava no telemóvel.

Robotaxis levam a nova pressão legal

O julgamento ocorre numa altura sensível para a Tesla, que começou a testar a sua rede de Robotaxis em Austin, Texas, com recurso ao sistema Full Self-Driving e que tem tido alguns percalços.

E mesmo considerado "self-driving" este sistema ainda continua a exigir supervisão humana

Poderá este caso atrasar a expansão dos robotaxis para outras localidades? Teremos de esperar para ver.

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Joana Pereira
Joana Pereira
Apaixonada por marcas e tecnologia, a Joana já reconhecia logótipos antes mesmo de saber ler. Hoje, dedica-se a transformar artigos em conteúdos pensados para redes sociais, tornando a informação acessível, atrativa e adaptada a cada plataforma.