Portugal atingiu um novo marco no acesso à Internet de banda larga fixa. No 3.º trimestre de 2023, a taxa de penetração para clientes residenciais alcançou impressionantes 93 por 100 famílias. Comparando com o ano anterior, isso representa um aumento de 2,8 pontos percentuais. Um salto significativo que reflete a crescente digitalização das famílias portuguesas.
A principal via de acesso à Internet em banda larga fixa é a fibra ótica (FTTH). Essa representa 65,6% do total de acessos. Isso marca um aumento de 2,8 pontos percentuais face ao ano anterior. Os últimos 12 meses viram um acréscimo de 220 mil acessos via fibra ótica: um crescimento de 7,9%.
Enquanto isso, as redes de modem por cabo e as redes móveis fixas demonstraram uma ligeira diminuição, com 25,8% e 5,3% do total de acessos, respetivamente. O ADSL segue uma tendência decrescente, agora representa apenas 3% do total, tendo diminuído 28,7%.
Velocidades mais rápidas em ascensão
No que diz respeito à velocidade, 89,7% dos acessos de banda larga fixa já oferecem banda larga ultrarrápida (velocidade de download superior ou igual a 100 Mbps), um aumento de 2,3 pontos percentuais em relação ao período homólogo. Portugal, em julho de 2022, ocupava a quarta posição na União Europeia em termos de proporção de acessos com estas velocidades.
O total de tráfego de Internet em banda larga fixa teve um aumento de 18,8% em comparação com o ano anterior. O tráfego médio mensal por acesso foi de 290 GB, um acréscimo de 15%. Tanto no tráfego total quanto no tráfego médio mensal por acesso, Portugal vem a bater recordes sucessivos.
Mercado competitivo: MEO na liderança
No mercado de serviço de acesso à Internet em banda larga fixa, destacam-se: MEO (41,1%), Grupo NOS (33,8%), Vodafone (21,9%) e NOWO (2,8%). As quotas de mercado da Vodafone e da MEO apresentaram um leve crescimento, enquanto as do Grupo NOS e da NOWO registaram uma pequena queda. Notavelmente, a MEO foi a que mais captou clientes em termos líquidos, segundo a ANACOM.
Este panorama mostra um Portugal cada vez mais conectado e preparado para as exigências do mundo digital.
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