
A Xiaomi está a viver um momento dourado. A gigante chinesa acaba de apresentar os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2025, e os números são impressionantes. Os lucros dispararam 80,9% face ao ano anterior, atingindo os 1,3 mil milhões de euros.
Telemóveis continuam a ser o grande negócio da Xiaomi
Este resultado superou todas as estimativas do mercado e prova que a estratégia da marca, que junta smartphones, carros e casa inteligente, está a dar frutos. O grande motor deste crescimento continua a ser o negócio dos telemóveis, onde a Xiaomi mantém a sua posição no top 3 mundial há 21 trimestres consecutivos.
Mas há um pormenor importante. A marca está a vender mais telemóveis caros. A nova série Xiaomi 17, lançada em setembro, tem sido um sucesso estrondoso, com as vendas a crescerem 30% em comparação com a geração anterior. E o mais revelador é que os modelos mais caros, o Xiaomi 17 Pro e o Pro Max, representaram mais de 80% dessas vendas, confirmando que os consumidores já olham para a Xiaomi como uma marca premium. Pelo menos na China.
Veículos elétricos inteligentes da Xiaomi já dão lucro
Mas a grande surpresa vem do negócio dos automóveis. Pela primeira vez, o segmento de veículos elétricos inteligentes da Xiaomi deu lucro, com um resultado operacional positivo de 84 milhões de euros. As entregas continuam a subir, com mais de 100 000 carros entregues num só trimestre. O novo SUV de luxo, o Xiaomi YU7, tem sido um fenómeno de vendas na China, já que lidera o seu segmento durante três meses seguidos.
A par disto, o ecossistema de IoT (Internet das Coisas) continua a crescer a olhos vistos. Já há mais de mil milhões de dispositivos conectados à plataforma da Xiaomi, desde lâmpadas a aspiradores. A abertura da primeira fábrica de eletrodomésticos inteligentes da marca, com capacidade para produzir 7 milhões de ares condicionados por ano, é outro dos destaques.
As receitas totais da Xiaomi rondam os 13,7 mil milhões de euros só neste trimestre.


