
O ano de 2025 está a confirmar se como um ponto de viragem para a mobilidade elétrica em Portugal, e contraria a tendência de arrefecimento que se sente no resto da Europa. Grandes mercados como a Alemanha e a França enfrentam uma estagnação na procura por veículos 100% elétricos (BEV), impulsionada pelo fim de subsídios. Mas condutores portugueses continuam a acelerar a transição.
100% elétricos com quota de mercado superior a 20% em Portugal
Os dados mais recentes, num relatório da TradingPedia, revelam que o mercado português de veículos elétricos cresceu cerca de 40% nos primeiros nove meses de 2025 em comparação com o ano anterior. Este crescimento robusto permitiu que os carros totalmente elétricos conquistassem uma quota de mercado superior a 20%, numa altura em que o Toyota RAV4 é o mais vendido do mundo.
Para colocar este número em perspetiva, Portugal regista agora cerca de 353 vendas de veículos 100% elétricos (BEV) por cada 100 000 habitantes. É um valor superior ao de grandes nações como a França (325) ou a Itália (103) e muito acima da vizinha Espanha (150). A Noruega continua a ser o exemplo inalcançável, com uns impressionantes 1914 carros elétricos por cada 100 mil pessoas.
Tesla a cair. BYD, Peugeot e BMW aproveitam
Mas a grande notícia não é apenas o crescimento, é a mudança de protagonistas. A Tesla, que durante anos navegou sozinha como líder incontestada, enfrenta agora dificuldades em solo nacional. Em meses como maio de 2025, a marca norte-americana viu as suas vendas caírem uns impressionantes 68% face ao ano anterior, chegando mesmo a perder a liderança mensal para a chinesa BYD. Marcas tradicionais como a Peugeot e a BMW também têm aproveitado este deslize para ganhar terreno.
Esta dinâmica reflete uma tendência europeia mais vasta onde os fabricantes tradicionais e as novas marcas asiáticas estão a recuperar o tempo perdido. Na Europa, a Tesla caiu para o 18.º lugar no ranking geral de vendas de veículos elétricos em 2025, ultrapassada por gigantes como o Grupo Volkswagen e a Stellantis.
Veículos só a combustão representam 35,92% das vendas
Outro fenómeno interessante é a "vingança" dos híbridos. Tal como no resto da Europa, onde os híbridos (HEV) já são a motorização mais vendida com quase 35% de quota de mercado, em Portugal esta opção continua a seduzir. No total de novas matrículas em Portugal, os veículos totalmente a combustão (gasóleo e gasolina) representam apenas 35.92%, com a esmagadora maioria das novas vendas a recair já sobre veículos eletrificados (elétricos e híbridos).
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