
A Google anunciou no início do mês que estava a caminho uma nova funcionalidade de IA para a aplicação Google Fotos. Ficou disponível nos últimos dias nos Estados Unidos e permite transformar qualquer imagem estática da galeria em vídeos animados.
A novidade faz uso de IA generativa para adicionar movimentos realistas, como sorrisos subtis ou acenos leves, dando assim uma nova vida às fotografias.
Há dois prompts disponíveis: "movimentos subtis" e "estou com sorte", e já pode ser testado tanto em dispositivos Android como iOS. A funcionalidade recorre à tecnologia Veo 2, um avançado sistema de IA da Google, anteriormente usado em outras ferramentas criativas de edição de imagem e vídeo.
Como funciona a nova ferramenta do Google Fotos
A funcionalidade encontra-se no separador "Criar" do Google Fotos, que será totalmente atualizada até ao final de agosto. Os utilizadores podem selecionar qualquer foto da galeria e aplicar movimentos dinâmicos com apenas um toque. Sublinhar que estes vídeo terão uma marca de água – tanto visível como invisível – que identifica que foi criado com recurso a IA
Além disso, a Google anunciou ainda que este novo recurso será integrado com a plataforma CapCut, uma popular app de edição de vídeo, para que os utilizadores possam personalizar ainda mais os seus vídeos com efeitos, trilhas sonoras e transições avançadas.
Ainda no mesmo separador "Criar", será possível fazer uso do Remix, uma ferramenta que transforma fotos em estilos artísticos. Inclui versões em anime, banda desenhada e até animações em 3D.
Quando chega a Portugal?
Apesar de ainda não haver uma data oficial para a chegada da funcionalidade a outros países, a Google revelou que pretende expandir o acesso a nível global a partir do final de agosto. Até lá, a novidade está em fase de testes com utilizadores dos Estados Unidos, servindo como preparação para o lançamento internacional.