Bootloader poderá deixar de ser desbloqueável
A Samsung está a testar uma alteração significativa no seu sistema operativo. A atualização One UI 8, que já acompanha modelos como o Galaxy Z Fold 7 e o Galaxy Z Flip 7, parece impedir o desbloqueio do bootloader: uma funcionalidade essencial para quem quer instalar ROMs personalizadas ou fazer modificações avançadas nos dispositivos.
Segundo o portal SammyGuru e utilizadores do fórum XDA Developers, a opção para desbloquear o bootloader desapareceu em dispositivos com a nova versão do sistema.
Até agora, esta funcionalidade estava disponível em várias regiões fora dos Estados Unidos, porque neste país ela já se encontrava bloqueada há vários anos.
O que muda com o One UI 8?
Os utilizadores começaram a notar a alteração após analisar o código da aplicação de definições do One UI 8.
Uma das linhas detetadas, "androidboot.other.locked=1"
, indica que o bootloader está bloqueado por defeito. Nas versões anteriores, essa linha aparecia como "=0"
, o que permitia o desbloqueio.
Além dos novos dobráveis da marca, esta restrição também foi detetada nas versões beta do One UI 8 para o futuro Galaxy S25, o que sugere uma mudança mais alargada nas políticas da marca.
Menos liberdade para utilizadores avançados
Desbloquear o bootloader é uma prática comum entre utilizadores que desejam personalizar o Android, instalar ROMs alternativas ou alterar configurações profundas do sistema.
Com esta possível mudança, a Samsung pode estar a alinhar globalmente a sua política, limitando essa liberdade tanto dentro como fora dos EUA, local onde já tinha sido bloqueado há vários anos.
Samsung ainda não se pronunciou
Até ao momento, a Samsung não respondeu a pedidos de comentário sobre esta alteração.
Ainda não está claro se o bloqueio será definitivo ou se se trata apenas de uma medida temporária em versões beta.