Samsung pode recuperar câmaras com abertura variável
Ainda que todas as atenções estejam focadas no lançamento da próxima geração de smartphones de topo Galaxy S26, a Samsung continua a trabalhar ativamente em várias frentes para as próximas séries dos seus telefones.
E é inevitável que as alterações feitas pela Apple no iPhone 18 Pro influenciem a Samsung nas suas escolhas para os atributos dos seus próximos smartphones de topo. Avança o leaker Digital Chat Station, na rede social Weibo, que os modelos da família Galaxy S podem ter uma câmara com abertura variável.
E a confirmar-se a informação, a Samsung até está mais adiantada que a Apple. Isto porque o muito antigo Galaxy S9 foi o primeiro smartphone do mundo a apresentar uma câmara de dupla abertura. Na altura, este telefone permitia alternar entre as aberturas f/1.5 e f/2.4, consoante as condições de luminosidade.
Este recurso ainda perdurou no tempo, mas no lançamento da série Galaxy S20, a Samsung optou por descontinuar o recurso. Ainda assim, tem já o know-how sobre a presença desta funcionalidade nos seus smartphones Galaxy S, algo que a Apple não tem.
A restante concorrência já tem abertura variável
Mas a opções de incluir uma abertura variável na câmara dos seus smartphones de topo, não serve só para que a Samsung se equipare à Apple. É que a concorrência chinesa fornece já este recurso nos seus smartphones.
Por exemplo, a câmara do Xiaomi 14 Ultra conta com uma abertura variável automática de f/1.6-4.0; no entanto, a marca optou por abandonar este recurso no modelo Xiaomi 15 Ultra.
Por sua vez, a Huawei já provou que é fã da abertura variável. Todos os modelos da série Mate 80 estão equipados com uma câmara principal que tem uma abertura variável f/1.4 a f/4.0. E ainda que esta marca, a nível global, possa ter uma presença mais modesta, no mercado chinês – crucial para todos os fabricantes – tem uma posição sólida no ranking de mais vendidos.
A questão que se coloca agora é se esta abertura variável na câmara será já uma novidade do Samsung Galaxy S26 Ultra. Tendo em conta que o modelo será lançado em fevereiro de 2026, é bastante provável que a gigante sul-coreana apresente esta novidade só com o Galaxy S27, que será lançado em 2027.

