O Banco de Portugal lançou uma nova funcionalidade, que permite aos utilizadores de apps de banco portuguesas fazer transferências colocando apenas o número de telemóvel do beneficiário pretendido.
A organização considera que esta nova funcionalidade será uma mais-valia na segurança digital e que o número de fraudes deve diminuir.
Numa conferência de imprensa em Lisboa, Heldér Rosalino, administrador do Banco de Portugal, considerou que estas fraudes criam alarme social e colocam em causa a segurança dos sistemas de pagamentos.
Assim, considerou que esta nova funcionalidade, a "SPIN", vai aumentar a segurança das transferências, bem como contribuir ativamente para a diminuição dos incidentes de fraude.
"As engenharias sociais 'olá, pai' ou 'olá, mãe' ficam manifestamente reduzidas na possibilidade de sucesso porque se penso que estou a transferir para o meu filho e não aparece o nome dele aí tenho dúvida e não faço a transferência" - Hélder Rosalino, apresentação do sistema SPIN
Uma inovação na segurança digital bancária
Esta utilidade estará presente nas aplicações de banco e poderá ocorrer até setembro, tendo sido afirmado pelo próprio Banco de Portugal que, esta segunda-feira, já 14 estabelecimentos terão a funcionalidade.
Segundo dados da Sic Notícias, houve 1,8 milhões de euros em perdas com fraudes no sistema de pagamentos em 2023, o que equivale a seis fraudes por cada milhão de transferências. Apesar do número não ser muito alto, o Banco apresenta um crescimento face a 2021, de 0,003% para 0,006%.
Esta nova funcionalidade não poderá ser cobrada pelos bancos, além de não haver qualquer limite no número de transferências.
Assim sendo, a partir desta segunda-feira, aquilo que os utilizadores já conseguiam fazer com o MBWAY, passam a conseguir fazê-lo em todas as transferências entre contas nacionais, seja em homebanking, aplicação do banco ou até mesmo ao balcão.
O SPIN só existe para contas portuguesas, no entanto, o Banco de Portugal afirmou tem havido discussões na União Europeia para que haja um mecanismo europeu semelhante.
Além disso, ficou disponível outra funcionalidade - desde 20 de maio, todas as transferências entre contas portuguesas têm a confirmação do beneficiário. Ou seja, aparece sempre o nome da pessoa ou entidade que vai receber o dinheiro para confirmação antes de ser dada a ordem final da transferência.
Estas funcionalidades não visam alterar o funcionamento do mercado, nem têm o objetivo de fazer concorrência com a solução A B ou C, é em todos os bancos por todos os canais. Isto universaliza duas funcionalidades essenciais, confirmar o beneficiário e reduzir a dificuldade que é identificar o beneficiário" - Hélder Rosalino
No total, o Banco de Portugal investiu à volta de 600 mil euros nestes sistemas, com a crença de que "o retorno é substancial para a sociedade, para os cidadãos".