O lendário GT-R vai passar a ser elétrico com a sua próxima iteração e será, provavelmente, o primeiro da Nissan a utilizar baterias de estado sólido. À medida que esta nova tecnologia se desenvolve, a Nissan deu a entender que as baterias de estado sólido poderiam dar ao GT-R elétrico ainda mais potência do que o esperado.
Novas tecnologias no modelo mais icónico da Nissan
Tivemos, o ano passado, a primeira visão do novo conceito elétrico da Nissan que, apesar de não estar oficialmente associado ao GT-R, apresentava muitas das suas marcas distintivas.
Segundo os comentários da Nissan, este desportivo elétrico é um "hiper EV revolucionário", com mais de 1,000 kW (1300+ cavalos) de potência.
Para comparação, o Cyberbeast, o Cybertruck mais potente da Tesla, consegue produzir 845 cavalos.
Estes números estonteantes vêm de uma nova motorização elétrica com baterias de estado sólido, desenvolvida pela Nissan. Além disso, a marca também efetuou uma parceria com a sua equipa de corrida NISMO para desenvolvimento do exterior e aproveitamento máximo da aerodinâmica do veículo.
Quando perguntado sobre o uso destas baterias de estado sólido nos seus veículos elétricos, o vice-presidente global de planeamento de produto da Nissan, Ivan Espinosa, respondeu "A aplicação desta tecnologia em carros desportivos é muito simples".
O representante explicou que as baterias de estado sólido fazem sentido para os carros desportivos elétricos “porque se pode armazenar a mesma energia em metade do espaço”.
Espinosa deu a entender que o próximo GT-R elétrico seria o veículo perfeito para estrear as novas baterias da marca.
Embora a Nissan ainda não tenha anunciado oficialmente o automóvel desportivo elétrico, o conceito mostra um logótipo “GT-R” esbatido.