Esta terça-feira, dia 20 de janeiro, ficou marcada pela apresentação do Multibanco Connect, por parte da SIBS (que gere as redes Multibanco e ATM Express). No fundo, trata-se de uma solução tecnológica, que visa integrar os sistemas de faturação das lojas com os terminais de pagamento.
Qual é o objetivo desta novidade?
Na prática, pretende-se que este sistema reduza os erros de preços, NIF ou outros dados, que possam ser inseridos manualmente. Suponhamos que um artigo custa 12,30 euros. Um pequeno erro de digitação pode definir que o preço é 123 euros, por hipótese. É esse tipo de situações (entre outras) que o sistema procura evitar.
Graças a esta novidade, é expectável que o tempo gasto em filas de espera seja 40% mais reduzido. Nas palavras de Gonçalo Amaro, diretor de digital commerce da SIBS, “acreditamos que a tecnologia deve ser uma aliada dos negócios, simplificando processos e melhorando a experiência dos consumidores”(via ECO).
Como funciona o sistema?
Dito isto, a questão que se coloca é: como funciona o novo sistema? Ora, este funciona por intermédio de uma ligação automática entre o software de faturação (ePOS) e os terminais de pagamento inteligentes (SmartPOS).
Quer isto dizer que os dados da compra e do comprador são automaticamente partilhados entre ambos os sistemas, sem necessidade do funcionário digitar nenhum valor. O novo recurso pode ser ainda incluído com o MB Way ECO.
Em comunicado, a empresa explica que esta alternativa é destinada a praticamente todos os setores comerciais, desde restauração, a saúde, a serviços públicos e não só. “Este lançamento reflete o nosso compromisso com a inovação e com o desenvolvimento de soluções que melhoram o dia-a-dia das pessoas” - remata Gonçalo Amaro.
Resta esperar para ver como funciona, na prática, esta medida. A correr tudo como esperado, promete acelerar os processos de pagamento, o que é boa notícia para todas as partes.