A nova patente da Apple revela a possível entrada num dos mercados mais falados do momento

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 1 min.

À medida que o mercado dos anéis inteligentes se torna mais competitivo, a Apple está a dar uma oportunidade à tecnologia de vestuário. Já há, inclusive, informações sobre o aspeto e o funcionamento da versão da marca para esta tecnologia.

Esta terça-feira, a empresa obteve uma patente para um anel inteligente próprio, que inclui mais informações sobre as compatibilidades do dispositivo e as capacidades de controlo da saúde. De acordo com o registo, o anel inteligente poderá até monitorizar dados de saúde, o que não seria um caso de utilização invulgar para um dispositivo como este.

Integração no Ecossistema Apple

Apple Smart Ring
Crédito: Apple

Especificamente, o processo revela que o anel poderá incluir sensores para o ritmo cardíaco e para o oxigénio no sangue, dois componentes de rastreio da saúde habitualmente utilizados. Outras marcas de anéis inteligentes, como a Samsung, a Oura e a Ultrahuman, monitorizam informações como a temperatura do corpo, o ritmo cardíaco e a variabilidade do ritmo cardíaco, os níveis de oxigénio no sangue, o sono e muito mais, para fornecer informações sobre a sua atividade e níveis de energia.

No entanto, o processo também incluía um caso de utilização invulgar: a capacidade de controlar outros dispositivos Apple, incluindo, entre outros, um headset como o Apple Vision Pro. De acordo com o processo, o utilizador pode utilizar o anel inteligente para ajustar as definições de um altifalante, fornecer toque, gesto ou força de entrada num ecrã, ou ajustar a saída háptica noutro dispositivo Apple.

De acordo com os registos das patentes, parece que, se o anel inteligente for desenvolvido, terá uma forte integração com outro hardware da Apple, especificamente o Apple Vision Pro. Uma patente anterior dava a entender que o anel funcionaria como um sensor de deteção de mãos no Vision Pro.

Se estas ideias registadas na patente se concretizarão é uma questão completamente diferente. A Apple não está a “desenvolver ativamente” o dispositivo, embora alguns funcionários da Apple estejam a avançar com o conceito, de acordo com um relatório da Bloomberg.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.