Anunciada no Google I/O 2025, evento que decorreu em maio, a mais recente funcionalidade do Google Wallet começa finalmente a ser disponibilizada aos utilizadores, dá conta o 9to5google.
Assim sendo, a aplicação vai passar a permitir a configuração de notificações de proximidade para passes, cartões de embarque, bilhetes e até cartões de fidelização. Ou seja: sempre que faça sentido tendo em conta o local onde estás, vais receber (se assim o desejares) um alerta da tua Wallet.
Nas últimas semanas, vários utilizadores já tinham notado avisos como "Fazer check-in no seu voo". O alerta mostra o destino da viagem e a companhia aérea, com o Wallet a recorrer às informações presentes no e-mail de confirmação guardado no Gmail.
O que é preciso fazer?
Ao abrir um passe no Wallet surge a nova opção para "Configurar notificações de proximidade". No caso dos cartões de embarque, o utilizador pode ativar o aviso "Receber notificações quando estiver perto do aeroporto", o que facilita a preparação para o voo. Segundo a Google, a função foi criada para fornecer "informações oportunas e relevantes" em situações específicas.
Existe ainda uma opção global para "Configurar notificações de proximidade para todos os passes", que altera a permissão de localização para "Permitir sempre".
Esta autorização já pode ter sido concedida anteriormente, por exemplo para consultar o mapa com as transações de pagamentos por aproximação. Com a permissão ativa, o Wallet desbloqueia funcionalidades adicionais, como recomendações personalizadas. A Google passa a guardar a localização sempre que o utilizador efetua um pagamento por aproximação.
Depois de configurar tudo, cada passe pode ser gerido individualmente através "dos detalhes do passe”. No caso dos cartões de embarque, o utilizador encontra a opção "Receber notificações para este cartão de embarque" no menu de três pontinhos no canto superior do ecrã.