
Se andas sempre de carro de um lado para o outro, é possível que uses com frequência a aplicação do Google Maps. É a app de mapas mais popular do mundo e é extremamente fiável, mas costuma ter um problema: drena bastante a bateria do telemóvel.
Ora, tendo consciência dessa questão, a Google está a trabalhar numa funcionalidade que permite usar o Maps de forma menos impactante para a carga do telemóvel. Na prática, está a ser desenvolvido um “Modo de Economia de Energia”.
O recurso foi identificado pelos nossos colegas da Android Authority, ao analisar a versão beta 25.44.03.824313610 do código da aplicação. Nas linhas de código, foi possível ler uma breve descrição do que esta ferramenta pode proporcionar.
Google Maps só irá dar informações importantes no modo “económico”
Como se pode ler no texto dentro da app, "para economizar bateria, pressione o botão liga/desliga enquanto conduz. Somente informações importantes, como as próximas curvas, serão exibidas".
Efetivamente, faz sentido poder ativar o recurso com um botão físico, já que, estando a conduzir, convém evitar as idas ao telemóvel. Neste modo económico, também se irá poupar nas cores da aplicação. Como podes ver em baixo, o mapa está todo com a mesma cor e não se consegue ver o nome das ruas por onde o condutor vai passando, ao conduzir.
Pelo que se vê, os principais elementos distrativos serão eliminados, ficando apenas o básico: tempo de chegada, horas previstas e distância. A boa notícia é que o modo económico do Google Maps irá funcionar não só em modo automóvel, mas também nos restantes modos (a pé, transportes públicos).
Note-se ainda que o modo económico do Google Maps não exclui as indicações por áudio. Por tudo o que já foi mencionado, seria uma grande mais-valia para a aplicação, especialmente para utilizadores cujos telemóveis têm pouca autonomia.
Por enquanto, o recurso ainda está a ser desenvolvido e não há data de implementação prevista. Aguardamos com expectativa futuras novidades sobre este recurso do Google Maps.
